Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 833617 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Considere um paciente de 52 anos de idade, diabético, dislipidêmico, tabagista e hipertenso estágio 1, com tratamento e acompanhamento irregular. Chega ao PS com quadro de dor, de início súbito, com menos de três horas de início, irradiando para mandíbula e ombro esquerdo. Ao eletrocardiograma, há presença de supradesnível do segmento ST (IAMCSST). O paciente apresenta SatO2 = 90%; PA = 136 mmHg x78mmHg; FC = 92 bpm; FR = 26 irpm.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Durante a intervenção percutânea, devem ser tratados todos os vasos doentes, não somente o vaso acometido, aproveitando o tempo cirúrgico.

#Questão 833618 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma paciente de 27 anos de idade, hipertensa sob controle ambulatorial, chega ao pronto atendimento após discussão no trabalho, muito agitada, chorosa e com pressão na cabeça. Não apresenta qualquer outra queixa a não ser problemas familiares que a deixam ansiosa. Um colega havia prescrito atenolol à noite para a paciente, o que vinha controlando bem a pressão arterial até ocorrerem esses problemas. Apresenta FC = 89 bpm; satO 2 = 98%; PA = 188 mmHg x 102mmHg; FR = 24 irpm. Está bastante verborreica e agitada.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, pode-se utilizar captopril para o controle pressórico.

#Questão 833619 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma paciente idosa de 72 anos de idade é admitida no hospital com quadro de tosse produtiva e febre há uma semana, agora com confusão mental e inapetência. Apresenta PA = 89 mmHg x 45 mmHg; FR = 26 irpm; satO 2 = 78% em oximetria periférica; FC = 132 bpm; laboratório com lactato > 2 mmol/L; leucócitos = 28700 mm3. Não respondeu a ressuscitação volêmica realizada no pronto atendimento.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Devem-se colher culturas e iniciar antibiotioterapia empírica, preferencialmente na primeira hora, com auxílio da clínica do paciente e com cobertura ampla.

#Questão 833620 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Um paciente visto há uma hora sem queixas começou, na frente do filho, a apresentar dislalia e paralisia à direita. É atendido por serviço de atendimento pré-hospitalar e levado para emergência de hospital com suporte de neurologia. Com 52 anos de idade, não faz uso de qualquer medicação e nega doenças prévias. A tomografia de crânio com menos de duas horas do íctus não tem achados.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A trombólise em até quatro horas do íctus, conforme estudos, não demonstra melhora em sequelas motoras, por isso é menos utilizada no Brasil, principalmente em hospitais públicos.

#Questão 833621 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residencia em Especialidades com Exigencia de Pre Requisito: Endocrinologia (Residência Clínica Médica)

Uma mulher de 36 anos de idade sentiu mal-estar súbito, com dificuldade para falar, cefaleia hemicraniana direita, seguida de dificuldade para levantar, apresentando paralisia à esquerda. A paciente faz uso de anticoncepcional há cinco anos. A angiotomografia computadorizada revela falha de enchimento compatível com oclusão a partir do terço médio/distal do segmento M1 da artéria cerebral direita. Há sinais sugestivos de extensa área de isquemia no hemisfério cerebral direito, território irrigado pela artéria cerebral média (ASPECTS 1), sem desvio da linha média, herniacões parenquimatosas cerebrais ou sinais de transformação hemorrágica. A neurologia constata 9 horas e 30 minutos do íctus e sugere AVCi maligno de artéria cerebral média direita. No momento, o paciente apresenta degeneração neurológica com escala de Glasgow 13.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se iniciar suporte neurológico com controle rigoroso de glicemia, temperatura e distúrbios hidroeletrolíticos, além de controle volêmico e pressórico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis