Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

#Questão 824005 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Determinado paciente, portador de doença de Chron, procura pronto-socorro com dor em flanco direito de início abrupto e forte intensidade, associada a vômitos, sem alívio com analgésico comum. Foi realizada a tomografia de abdome, que evidenciou cálculo de 0.9 cm em ureter distal à direita, com discreta hidronefrose associada. O paciente apresenta histórico de litíase prévia por oxalato de cálcio. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Na ausência de infecção e alteração de função renal, a melhor conduta é a hidratação para eliminação espontânea do cálculo.

#Questão 824006 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Uma paciente de 30 anos de idade portadora de doença renal policística, com clearance de creatinina de 32 mL/min/1,73 m², procurou o consultório médico com quadro de disúria e polaciúria há dois dias. Fez uso de fosfomicina dose única e retornou, após uma semana, com dor lombar de forte intensidade à esquerda e febre. Verificou-se exame de imagem sugestivo de cisto infectado. Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Se a febre persistir por mais de uma semana de terapia antimicrobiana adequada, nefrectomia deve ser considerada.

#Questão 824007 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Homem de 40 anos de idade, com relato de cálculos renais desde a infância, procurou consulta com nefrologista por alteração de função renal. Foram solicitados exames laboratoriais, nos quais se observaram Cr sérica = 1.6 mg/dL; ureia = 60 mg/dL; sódio = 138 meq/L; potássio = 3.0 meq/L; cloro = 108 meq/L; pH = 7.30; HCO3= 20.1; BE = -3. Sumário de urina indicou densidade = 1.020 e pH = 6.5. A tomografia de abdome mostrou rins de dimensões preservadas com microcálculos bilaterais. De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Acidose tubular tipo II ou proximal é a provável etiologia da nefrolitíase.

#Questão 824008 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Homem de 40 anos de idade, com relato de cálculos renais desde a infância, procurou consulta com nefrologista por alteração de função renal. Foram solicitados exames laboratoriais, nos quais se observaram Cr sérica = 1.6 mg/dL; ureia = 60 mg/dL; sódio = 138 meq/L; potássio = 3.0 meq/L; cloro = 108 meq/L; pH = 7.30; HCO3= 20.1; BE = -3. Sumário de urina indicou densidade = 1.020 e pH = 6.5. A tomografia de abdome mostrou rins de dimensões preservadas com microcálculos bilaterais. De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Acidose metabólica com ânion gap elevado corrobora com diagnóstico de acidose tubular renal (ATR).

#Questão 824009 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Homem de 40 anos de idade, com relato de cálculos renais desde a infância, procurou consulta com nefrologista por alteração de função renal. Foram solicitados exames laboratoriais, nos quais se observaram Cr sérica = 1.6 mg/dL; ureia = 60 mg/dL; sódio = 138 meq/L; potássio = 3.0 meq/L; cloro = 108 meq/L; pH = 7.30; HCO3= 20.1; BE = -3. Sumário de urina indicou densidade = 1.020 e pH = 6.5. A tomografia de abdome mostrou rins de dimensões preservadas com microcálculos bilaterais. De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Doenças como síndrome de Sjogren e doença de Wilson devem ser investigadas como causas secundárias de ATR.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis