Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

#Questão 823960 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente de 24 anos de idade recebeu diagnóstico de HIV na respectiva primeira gestação. Realizou terapia antirretrovial (TARV) adequadamente durante a gestação, evoluindo com carga viral indectável no terceiro trimestre. Foi realizado parto vaginal sem intercorrências com 39 semanas de idade gestacional; o filho nasceu com 3.600 g. APGAR 10 e 10 no primeiro e quinto minuto de vida.

Com relação a esse caso clínico e às medidas imediatas a serem tomadas quanto a esse recém-nascido (RN) o seguimento, julgue os itens a seguir.

A nevirapina não está indicada.

#Questão 823961 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente de 6 anos de idade iniciou com quadro de poliúria, polidipsia, polifagia e perda ponderal (2 kg) há duas semanas. Foi levada ao PSI, onde foram realizados exames, os quais demonstraram que os valores de glicemia capilar estavam acima do limite superior do método (> 500 mg/dL). O peso atual da paciente é de 15 kg. Não há sinais de instabilidade hemodinâmica. Foi realizada gasometria arterial, com pH sérico de 7,1 e bicarbonato sérico de 10 mEq/L. Houve presença de cetonúria no teste rápido. Realizado o diagnóstico de cetoacidose diabética, foi instituído o tratamento de forma adequada.

 Quanto a esse caso clínico e às opções de tratamento e acompanhamento posterior dessa paciente, julgue os itens a seguir.

O uso de bicarbonato IV está indicado.

#Questão 823962 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

M.C.T., de 18 anos de idade, portadora de HIV em uso de TARV, deu à luz a filha há dois meses. A recém-nascida não apresenta sinais de imunossupressão no momento e ainda não recebeu qualquer vacina. A mãe foi orientada a realizar as vacinas da criança em centro especializado de vacinação, por insegurança da equipe da Unidade Básica de Saúde.

Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A vacina BCG pode ser aplicada imediatamente.

#Questão 823963 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

R.L.P, de 14 anos de idade, joga futebol diariamente com colegas de bairro, por ao menos quatro horas diárias. Iniciou, há cerca de um ano, com queixas de dor anterior em ambos os joelhos. Foi realizada a radiografia apresentada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento é cirúrgico.

#Questão 823964 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 8 anos de idade chegou ao PSI em crise convulsiva tônico-clônica generalizada, com duração superior a dez minutos. Os pais negam histórico prévio de epilepsia. Não houve sintomas prévios ao desencadeamento da crise.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em pacientes com hipersensibilidade conhecida à fenitoína, o valproato IV pode ser utilizado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis