Listagem de Questões Concurso ENAP
Assinale a opção incorreta.
“Criou-se um mito no Brasil de que a geração de produtos cartográficos é algo muito caro e que um país pobre não tem recursos para investir neste campo.” ERBA, D. A et alli (org.). Cadastro Técnico Multifinalitário: Instrumento de Política Fiscal e Urbana. Rio de Janeiro, 2005.
Entretanto, com os sistemas cadastrais é possível
cobrar impostos no valor real de cada propriedade.
prever os investimentos necessários em infra-estrutura urbana.
aumentar a arrecadação tributária pela cobrança de impostos dos moradores de assentamentos ilegais.
otimizar a relação custo/benefício dos investimentos em infra-estrutura urbana.
aumentar a arrecadação tributária.
“Os urbanistas e planejadores urbanos defrontam-se ainda com um dilema fundamental sobre o tamanho, a forma e o padrão de crescimento que as cidades devam assumir no século XXI. Serão as cidades compactas, densamente ocupadas e verticalizadas como Hong Kong, New York, Tóquio, Cairo ou São Paulo a solução do futuro para a humanidade? Ou serão as cidades lineares, amenas, verdes, tranqüilas e menos densas tal como Brasília, Los Angeles e as novas cidades inglesas e egípcias, um padrão a ser seguido para o futuro de nosso planeta como já é o caso de diversos projetos de expansão urbana e novos bairros já realizados no Rio de Janeiro, Paris, Amsterdã e Boston?” (ACIOLY Jr., C. e DAVIDSON, F. Densidade Urbana e Gestão Urbana. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 1998)
Do ponto de vista da relação custo-benefício, existe uma série de argumentos contra e a favor das duas opções. Indique qual das afirmativas abaixo não faz parte desse conjunto.
Densidades mais altas implicam a otimização da infra- estrutura viária e de serviços.
Densidades mais altas permitem, em geral, a redução dos preços dos transportes coletivos.
Densidades mais altas pressupõem custos de construção mais baixos.
Densidades mais baixas implicam, em geral, um menor índice de violência urbana.
Densidades mais baixas implicam menos congestionamentos de trânsito.
“Muitos dos atuais esforços para manter o progresso humano, para atender as necessidades humanas e para realizar as ambições humanas são simplesmente insustentáveis - tanto nas nações ricas como nas pobres. Elas retiram demais, e a um ritmo acelerado demais, de uma conta de recursos ambientais já a descoberto, e no futuro não poderão esperar outra coisa que não a insolvência dessa conta.” (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente da ONU,1992)
Não constitui exemplo de dilapidação dos recursos naturais:
a monocultura.
o lixo orgânico.
o combustível fóssil.
a energia atômica.
Importantes conceitos e instrumentos têm sido desenvolvidos no Brasil com o objetivo de aprimorar o processo de avaliação, prevenção e controle dos danos ao meio ambiente, provocados pela ação do homem.
Relacione os conceitos/instrumentos às suas respectivas defi nições, e assinale abaixo a opção na qual todos os pares estão corretos.
1B, 2A, 3E, 4C, 5D, 6F
1F, 2D, 3E, 4C, 5A, 6B
1B, 2D, 3C, 4E, 5D, 6F
1F, 2A, 3E, 4C, 5D, 6B
1B, 2A, 3E, 4D, 5C, 6F
Uma cidade X tem uma densidade demográfica superior a 5.000 (cinco mil) habitantes por km², possui rede de abastecimento de água, rede de esgoto, distribuição de energia elétrica e iluminação pública. Mesmo assim, de acordo com a Resolução n. 302/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) não é considerada “Área Urbana Consolidada”. O que está faltando para que ela obtenha essa qualificação?
Uma instalação aeroportuária.
Um sistema de canalização de águas pluviais.
Uma instituição universitária.
Um sistema de reciclagem de lixo.
Uma rede de metrô.
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