Questões Concurso Empresa de Saneamento de Goiás S.A. - GO (SANEAGO/GO)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Empresa de Saneamento de Goiás S.A. - GO (SANEAGO/GO)

O nível de formalidade da linguagem exigido pelo gênero Ofício se manifesta, no texto, de forma mais evidente na classe

O Rio Paranaíba é um dos rios mais importantes do estado de Goiás porque é utilizado para

Duas empresas fabricam o mesmo tipo de produto com capacidade de produção de, no máximo, 120 unidades. Tanto o lucro da empresa A quanto o lucro da empresa B são dados pela função em que x é a quantidade produzida, conforme demonstrado abaixo.

Nestas condições, o gráfico que representa os lucros dessas duas empresas é:

Segundo SARTI (2010), a concepção de família vem sofrendo mudanças nas últimas décadas. Essas mudanças estão especialmente relacionadas com o impacto do desenvolvimento tecnológico em reprodução humana, que abalaram um modelo idealizado existente, ampliando as possibilidades de atuação da mulher no mundo social. Porém, conforme (BAPTISTA, 2010) a organização familiar ainda atua como ressonância, vítima e reprodutora do sistema e cultura, sendo necessário organizar o trabalho social com famílias de forma a garantir uma reflexão sobre os processos culturais básicos que podem tanto contribuir para mudanças como enraizar procedimentos. Sobre essa temática, marque a alternativa incorreta:

“A ‘questão social’ é uma nominação surgida no século XIX, a partir das manifestações de miséria e pobreza provenientes da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização.” (SERRA, R.M.S., 2000). Sobre a compreensão da questão social hoje, diante das profundas transformações societárias no mundo do trabalho, analise as afirmativas abaixo:

I – A “questão social” é relacionada diretamente ao modo de produção capitalista, no bojo do processo de industrialização e do surgimento do operariado e da burguesia industrial.

II – No capitalismo monopolista, a “questão social” era tratada com ações coercitivas pelo Estado, à medida que a força de trabalho respondia às refrações daquele mediante a organização e mobilização para o alcance de seus direitos sociais. Ou seja, era uma questão de polícia e não de política.

III – Com o advento do capitalismo concorrencial a “questão social” tornou-se objeto de respostas institucionais por meio de políticas sociais como um mecanismo básico para a reprodução social da força de trabalho e de legitimidade das elites.

IV – Pode-se considerar que o núcleo da “questão social”, no final do século XX, advém da desestabilização da condição de trabalho. Ou seja, uma sociedade atingida pelo desemprego e pela precarização do emprego é uma sociedade em estado de risco social, uma ameaça à integração social que advém da condição de estabilidade que o trabalho acarreta.

V – O enfrentamento dos efeitos sociais do novo processo de reestruturação produtiva supõe mecanismos de ordens: econômica, ídeopolítica, sociocultural e institucional.

Estão corretas as alternativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis