Listagem de Questões Concurso DNIT
O Artigo 225 da Constituição Federal estabelece que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Para assegurar a efetividade desse direito, foram defi nidas incumbências ao poder público. Selecione, a seguir, a opção que não corresponde a uma dessas incumbências previstas na Constituição.
Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de signifi cativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
Assegurar o equilíbrio dos processos ecológicos na utilização dos potenciais hidráulicos para fi ns de geração de energia elétrica.
Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
No que se refere a questões associadas às Auditorias Ambientais, no mundo e no Brasil, é incorreto afirmar que:
a Auditoria Ambiental, em sua origem na América do Norte, na década de 1970, foi formulada como uma ferramenta de avaliação, de natureza voluntária, adotada pela própria iniciativa privada, para a verifi cação da ocorrência de riscos e passivos ambientais de seus empreendimentos.
a partir do fi nal da década de 1980, as auditorias ambientais se tornaram uma ferramenta comum de gestão ambiental nos países desenvolvidos. Desde então, foi cada vez maior sua aplicação nos países em desenvolvimento, tanto pelas empresas multinacionais, que obedeciam a diretrizes de seus países de origem, quanto pelas próprias empresas nacionais.
no Brasil, a busca pela certifi cação ambiental, de acordo com a norma NBR ISO 14001, o incremento do rigor da legislação ambiental em alguns Estados e em função de alguns tipos de empreendimentos, levaram as auditorias ambientais a serem incorporadas pelas áreas ambientais de um número signifi cativo de empresas nacionais.
no Brasil, a auditoria ambiental é, essencialmente, um processo voluntário das empresas, com vistas à certifi cação ambiental, não havendo demandas de auditorias ambientais compulsórias pelos órgãos ambientais federal e estaduais. No entanto, alguns Estados, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, reconhecem as auditorias ambientais voluntárias em seus processos de licenciamento ambiental de empreendimentos.
independentemente de qual seja a motivação para realização de uma auditoria ambiental, pode-se adequar a auditoria ambiental às necessidades da organização. Há vários tipos de auditoria utilizados pelas empresas, tais como a auditoria de gestão ambiental, a auditoria de conformidade legal, a auditoria de sistemas gerenciais, a auditoria técnica e de processos, a auditoria de risco, entre outras.
Assinale a opção correta acerca do balanço financeiro, nos termos do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.
A diferença entre ingressos e dispêndios corresponde ao saldo inicial do exercício seguinte, na coluna dos ingressos.
As transferências financeiras não decorrentes da execução orçamentária não integram o balanço financeiro.
A inscrição em Restos a Pagar é representada por um dispêndio, em contrapartida com o seu reconhecimento.
A queda na disponibilidade do período pode refletir um aumento do endividamento.
A relação entre o resultado orçamentário e a variação do saldo em espécie indica o quanto o resultado orçamentário explica a variação do saldo disponível.
Entre os procedimentos para o encerramento do exercício, destaca-se a análise das contas contábeis. Assinale, a propósito, a opção correta.
O saldo de Adiantamentos a Pessoal no final do exercício deverá refletir o adiantamento efetuado em dezembro.
A Conta Única do Tesouro Nacional deverá ser conciliada, de forma global, com a posição da conta correspondente apresentada pelo BB.
O ajuste dos saldos das aplicações financeiras levará em conta apenas os rendimentos recebidos até o final do exercício.
Importações em Andamento deverá conter os valores de importações cujos processos apresentam pendências.
Dívida Ativa compreende os valores já inscritos, realizáveis até o término do exercício seguinte.
A respeito da constituição, reversão e baixa das provisões relacionadas ao patrimônio do ente público, é correto afirmar, exceto:
a existência de itens no estoque com valor superior ao de mercado enseja a constituição de provisão para redução ao valor de mercado.
a conta contábil destinada a evidenciar o montante da provisão constituída para perdas no estoque é uma conta de ativo e de natureza credora.
a constituição de provisões para ajustes do patrimônio do ente público atende aos princípios contábeis da competência, oportunidade e prudência.
a baixa da provisão, quando verifi cada a perda para a qual foi constituída, não altera a situação patrimonial líquida do ente.
a reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa proporciona uma receita efetiva de caráter orçamentário.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}