Questões Concurso DNIT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso DNIT

#Questão 501980 - Geografia, Economia, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

Texto I.

O progresso é entendido como crescimento econômico e prosperidade infinitos baseados na incorporação contínua de terras e na exploração de recursos naturais infinitos.

Texto II.

O modo de produzir valoriza a natureza como capital de realização futura, como fonte e meio de vida e base de recursos para segmentos produtivos e para a sociedade em geral.

Ao relacionarmos os textos acima com os diferentes vetores de transformação regional propostos para a Amazônia brasileira, conclui-se que tratam, respectivamente, dos vetores:

#Questão 502201 - Geografia, Energia e Industria, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

Leia os textos a seguir:

#Questão 502576 - Geografia, Meio Rural, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

#Questão 507055 - Geografia, Demografia, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

Analise a pirâmide de idades da população brasileira, apresentada a seguir:

#Questão 501982 - Geografia, Economia, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

O Oeste da Bahia é hoje reconhecido como o “Novo” Nordeste. Um novo espaço econômico vem sendo construído principalmente em função da expansão da agroindústria da soja nos cerrados ou gerais do Nordeste Ocidental.

A partir do texto, analise as afirmações a seguir:

I. a ocupação do oeste baiano testemunhou a inversão de um processo migratório dominante até os anos 80: foram os sulistas que, numa extensão de uma vasta rede regional construída no interior do Brasil, invadiram o Nordeste;

II. nessa área ocorreu o encontro inédito entre dois extremos da formação social brasileira: generalizando, o grupo mais influenciado pela cultura européia, os sulistas descendentes de italianos e alemães, e o mais influenciado pela cultura africana e cabocla, os baianos;

III. no “Novo” Nordeste conjuga-se uma modernização amplamente comandada pelos interesses privados e uma natureza dominada pela planura que estimula o padrão geométrico de ocupação e facilita a mecanização agrícola;

IV. aqui, a rodovia, o asfalto, condicionou a organização do espaço, valorizando terras, dirigindo o comércio, fazendo brotar cidades – como que repetindo o papel da ferrovia e das estações de trem na ocupação do oeste paulista nos anos 40;

Assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis