Listagem de Questões Concurso DNIT
Uma das técnicas importantes para o sucesso de contenção de encostas em vias de transporte é a implantação e manutenção de cobertura vegetal. Com relação a essas técnicas pode-se dizer que:
o plantio de gramíneas por leivas em declives superiores a 45o não precisam ser grampeadas com pequenas estacas de bambu ou madeira.
quando é utilizado o plantio de mudas, não é necessário fazer o plantio em curvas de nível.
a hidrosemeadura por jateamento é indicada para taludes íngremes onde as práticas convencionais são dificultadas pela declividade.
ao utilizar o revestimento vegetal não é necessário fazer, pelo menos, uma escarificação da superfície do talude.
em qualquer caso, durante o período de pegamento das mudas ou germinação ou adaptação das plântulas, não é necessário fazer a rega.
Com relação às matas ciliares é possível afirmar que:
I– sofrem pressão antrópica e, em relevo acidentado, são áreas preferenciais para a abertura de estradas de rodagem e ferrovias.
II– são importantes na manutenção de um microambiente próximo aos cursos d’água, promovendo menor variação de temperatura ao longo do dia.
III– a serapilheira e o sistema radicular promovem uma camada no solo que possibilita o maior desbarrancamento das margens dos cursos d’água, quando de uma chuva intensa.
IV– não representam papel significativo como corredores ecológicos que contribuem com os fluxos gênicos entre as populações de vegetais e animais.
São corretas apenas as alternativas:
I e II
I e III
I e IV
II e IV
III e IV
Dentre os aspectos relevantes da ação do homem sobre o ambiente está a destruição das matas ciliares que, apesar da legislação vigente, ainda vem ocorrendo. Recuperar essas áreas de mata ciliar tem sido uma preocupação constante da sociedade como um todo, em função da sua importância, principalmente, na preservação de cursos d’água. Na recuperação dessas áreas, pode-se afirmar que:
I– o tempo de regeneração da mata independe do dano causado anteriormente.
II– para ocorrer uma regeneração mais rápida é necessário controlar espécies invasoras, principalmente gramíneas exóticas.
III– ao se utilizar o plantio de mudas de plantas numa área de mata ciliar a ser recuperada, não é necessário fazer um levantamento florístico prévio do local para a escolha das espécies vegetais.
IV– a regeneração natural tende a ser a forma de restauração de mata ciliar mais barata, necessitando alocar recursos para proteger a área.
Com relação à produção de mudas de plantas para áreas de domínio, para a recuperação de áreas degradadas ou para a recuperação de matas ciliares, pode-se dizer que:
A escala numérica de um documento cartográfico (Mapa, Carta ou Planta) é expressa por uma fração ou proporção, que correlaciona a unidade de distância do documento à distância medida na mesma unidade no terreno. Quando se conhece a escala numérica pode-se calcular as distâncias reais. Sabendo que um determinado trecho de estrada tem 15cm no documento cartográfico elaborado na escala 1:50.000, a distancia real é de:
3,75 km
7,50 km
15,0 km
30,0 km
60,0 km
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}