Questões Concurso DMAE - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso DMAE - MG

Para agilizar o layout de projetos no AutoCAD, um dos recursos fundamentais é a utilização de blocos. Estes podem ser elaborados pelo próprio usuário ou inseridos de bibliotecas prontas, gratuitas ou pagas.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, considerando os comandos na versão em inglês.


I. Blocos são desenhos pré-concebidos que podem ser utilizados uma ou mais vezes no layout. Uma vez inseridos no documento, eles passam a integrar a sua biblioteca e podem ser utilizados novamente sem necessidade dos arquivos externos.

II. O comando “Block” no AutoCAD permite transformar um desenho (ou um conjunto de desenhos) em um arquivo externo ao documento (DWG) que pode ser utilizado em outros projetos, mas não o armazena na biblioteca do documento em uso, o que pode ser feito somente por meio do comando “Write Block”.

III. Para se fazer a edição em um bloco inserido em um desenho do AutoCAD, basta dar dois cliques sobre ele, e a janela com acesso às funções do “Block Editor” se abrirá. As alterações realizadas e gravadas por meio do “Save Block” aplicam-se a todos os blocos idênticos inseridos ou copiados no desenho que não tiverem sido explodidos.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Entre as manifestações mais comuns referentes aos problemas de umidade em edificações, encontram-se manchas de umidade, corrosão, bolor (ou mofo), algas, liquens, eflorescências, descolamento de revestimentos, friabilidade da argamassa por dissolução de compostos com propriedades cimentícias, fissuras e mudança de coloração dos revestimentos. Há uma série de mecanismos que podem gerar umidade nos materiais de construção, sendo os mais importantes os relacionados com a absorção de água: capilar; de infiltração ou de fluxo superficial; higroscópica; por condensação capilar; e por condensação.


Em qual desses fenômenos de absorção, a umidade atinge os materiais de construção na forma líquida?

Muito embora não possuam força de lei, as NBRs que tratam das representações em desenhos técnicos, projetos arquitetônicos e mesmo projetos de instalações elétricas, norteiam a apresentação de desenhos, de modo a facilitar a leitura, interpretação e execução destes.

Nesse contexto, analise o projeto luminotécnico representado na figura a seguir, à luz da NBR 5.444, que trata da utilização de símbolos gráficos para instalações elétricas prediais.



A respeito desse projeto, analise as afirmativas a seguir.


I. Na parede que divide a cozinha com o quarto, tem-se um conjunto de interruptores de três comandos, que permite acender e apagar as luminárias centrais da cozinha, as que se encontram sobre o balcão entre a sala e a cozinha e ainda a da área de serviço.

II. Se considerados somente os circuitos e lâmpadas representados no projeto dessa figura, pode-se dizer que será necessário instalar: seis pontos de luz para atender a 11 lâmpadas, sendo seis fluorescentes e cinco incandescentes que, juntas, totalizam 400 watts de potência.

III. De acordo com as indicações dessa figura, pode-se afirmar que estão envolvidos três circuitos distintos, sendo um para o ambiente da área, um segundo para as luminárias da cozinha, e ainda um terceiro que será utilizado para as luminárias acima do balcão que divide os ambientes da sala e da cozinha.

IV. Pelo projeto representado nessa figura, pode-se concluir que todas as luminárias acima do balcão, as do centro da cozinha e ainda a que está sobre o fogão serão de embutir, diferentemente da luminária da área, que será instalada diretamente no teto.


Estão corretas as afirmativas

Para fins de projeto das fundações, deverão ser programadas no mínimo sondagens a percussão (SPT) para simples reconhecimento dos solos. É necessário realizar um mínimo de sondagem a percussão para cada 200 m² de área de projeção em planta de edificação até 1 200 m².


Segundo o livro A técnica de edificar (2003), em quaisquer circunstâncias o número mínimo de sondagens para área de projeção em planta de edificação de até 200 m² será

Anorma brasileira NBR 9.050 (ABNT, 2004), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, entre os vários aspectos que aborda, trata do tema rampas. Entre as características que ela exige para que a rampa atenda a norma de acessibilidade, está a inclinação, cujas restrições são apresentadas na tabela 5 a seguir. Emalguns casosexcepcionais, como reformas, quando esgotadas as possibilidades desoluções que atendam integralmente as utilizadas na tabela 5, a Norma permite ainda inclinações superiores a 8,33% (1:12) até 12,5% (1:8), conforme a tabela 6, a seguir.



Analise este desenho do estudo preliminar de uma rampa.



Após analisar as tabelas e o desenho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Considerando que o estudo preliminar acima é para uma obra de reforma, numa situação que possa ser enquadrada pela NBR 9.050 como excepcional, a rampa estaria em acordo com as exigências da norma.

( ) Em uma situação normal, caso o estudo fosse para um projeto arquitetônico de uma nova edificação, a rampa não atenderia à NBR 9.050 e nem mesmo às exigências do Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG.

( ) O Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG têm parâmetros próprios de acessibilidade às edificações por rampas que não se relacionam com as exigências da NBR 9.050.

( ) Entre as exigências do Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG em relação à inclinação de rampas acessíveis, há ainda exceções no caso de projetos para construção de escolas de nível superior.


Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis