Questões Concurso DFtrans/DF

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A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O formato do texto é típico de nota divulgada em tempo real, pela instantaneidade e apelo factual imediato, representado pelo uso de verbos no presente como no trecho "acordo com a França protege telas e rastreia donos".

A partir das idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Do ponto de vista das teorias da comunicação, a noticiabilidade faz parte da chamada teoria organizacional da notícia, que estuda a produção informativa com base em critérios sistêmicos e orgânicos.

No que se refere à opinião pública, há uma antiga controvérsia não resolvida nas Ciências Sociais, não só sobre o próprio conceito, mas também quanto a sua formação. A teoria mais conhecida é aquela que tenta explicar o processo de formação da opinião pública por meio do chamado modelo cascata.

A opinião pública se formaria a partir de pequenos grupos, situados no topo da pirâmide social, e depois viria descendo, por degraus, até a base da pirâmide. No primeiro degrau dessa cascata, estaria o pequeno grupo das elites econômicas e sociais; no segundo, estaria o das elites políticas e, no terceiro, a mídia, seguida pelos chamados formadores de opinião — intelectuais, religiosos, artistas, educadores, líderes empresariais e sindicais, jornalistas —; finalmente, no último degrau, a grande maioria que constitui a base da população.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

No âmbito da Communication Research, entre as primeiras teorias da comunicação que se dedicaram à análise dos processos de formação de uma opinião desvinculada da mídia, está incluída a abordagem de campo, também conhecida como estudo dos efeitos limitados. Ao privilegiar a força dos líderes locais de opinião, essa perspectiva mostra, por exemplo, como uma campanha eleitoral transmitida pelo rádio poderia fracassar caso o candidato não contasse com o apoio de líderes de opinião influentes na comunidade.

A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.

Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

O modelo de Shannon e Weaver, citado no texto, faz parte das chamadas teorias apocalípticas da comunicação, aquelas que relacionam as práticas textuais com a semiótica e os estudos culturais, como o modelo semiótico-textual, aplicado ao jornalismo cultural e à crítica literária.

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

As sondagens, a pesquisa de mídia e as pesquisas de opinião e de mercado fundamentam-se ambas no pressuposto de que a realidade é socialmente construída e utilizam os mesmos padrões técnicos, definidos pelo modelo de Lasswell e pela análise de conteúdo.

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