Questões Concurso DFtrans/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso DFtrans/DF

O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As mídias institucionais privilegiam as fontes favoráveis ao enquadramento (framing) da organização. Nessa perspectiva, é correto afirmar que esses veículos seguem a lógica das chamadas "mídias das fontes".

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas de opinião, no âmbito institucional, são realizadas com base no modelo behaviorista do estímuloresposta: a organização disponibiliza um questionário (estímulo) e espera receber as respostas de acordo com os seus objetivos (resultados). Nessa perspectiva, os resultados das pesquisas são administrados e controlados, visto que cada indivíduo é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.

As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

De acordo com o texto, clima de opinião refere-se a uma tendência de opinião existente em um momento específico, sujeito a eventuais interferências e conseqüentes mudanças.

As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

As notícias interferem diretamente no clima de opinião, pois o julgamento das pessoas sobre a realidade está condicionado, em grande medida, às informações que elas recebem via meios de comunicação.

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa documental é o instrumento de coleta de dados mais utilizado na realização de pesquisas de opinião.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis