Questões Concurso Departamento Estadual de Trânsito - CE (DETRAN/CE)

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O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA, que naquele ano foi 6,0. O Ideb é composto por variáveis relacionadas a desempenho e fluxo escolar, quais sejam:

Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado

Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes:

O quadro abaixo apresenta dados relativos à estimativa do Investimento Público Direto em Educação por Estudante, por Nível de Ensino – Valores Nominais – Brasil 2000 – 2014.

 Considerando o quadro acima, atente ao que se diz a seguir sobre a evolução dos investimentos públicos no período 2000 – 2014.

I. No período considerado, os investimentos públicos na educação básica cresceram mais do que na educação superior.

II. O período 2007 – 2010 registra o maior crescimento de investimento públicos em todas as etapas da educação básica.

III. No período considerado, os investimentos em educação básica cresceram mais de 7 vezes, enquanto na educação superior cresceram 2,5 vezes.

IV. O ensino médio é a etapa da educação básica que teve maior crescimento de investimento público no período 2000 – 2014.

V. Um aluno do ensino superior em 2014, custa 3,7 vezes mais que um aluno da educação básica no mesmo ano.

Está correto o que se afirma em

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