Listagem de Questões Concurso CVM
Segundo as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, sem prejuízo de outras formas, constituem meios efetivos de divulgação das demonstrações contábeis, exceto:
remessa aos órgãos de controle interno e externo, associações e conselhos representativos.
publicação nos órgãos de imprensa de grande circulação.
disponibilização em meios de comunicação eletrônicos de acesso público.
disponibilização das demonstrações contábeis para acesso da sociedade em local e prazos indicados.
publicação na imprensa oficial em qualquer uma das suas modalidades.
A respeito das regras gerais estabelecidas pela Lei n. 4.320/64 para a estruturação e realização da contabilidade dos entes públicos, é correto afirmar, exceto:
é obrigatório o registro dos bens móveis e imóveis, mesmo que de forma sintética.
os entes públicos que exercem atividade industrial, independentemente da sua forma de organização, deverão manter registros contábeis que permita a apuração dos custos.
a contabilização da receita e da despesa deverá seguir as especificações da lei orçamentária.
é permitido o uso do método das partidas simples para a contabilidade patrimonial desde que esta seja realizada de forma sintética.
no registro dos restos a pagar, é obrigatória a identificação do credor.
Assinale a opção verdadeira a respeito da contabilização da fixação da despesa.
Os lançamentos contábeis relacionados à fixação da despesa são realizados à medida que esta vai sendo empenhada.
Os valores fixados na lei orçamentária anual figuram na contabilidade pelos seus valores consolidados, ou seja, no nível de subgrupo de despesa.
A contabilidade pública, do ponto de vista orçamentário, somente reconhece a receita fixada quando esta é de fato despesa efetiva.
As despesas fixadas, em razão de créditos adicionais, são adicionadas àquelas fixadas na lei orçamentária anual e não são registradas separadamente.
A fixação da despesa implica lançamento a débito em conta do ativo compensado e crédito em grupo correspondente do passivo compensado.
Assinale a opção correta a respeito da estrutura e características do plano de contas vigente e em uso atualmente na contabilidade federal.
As contas estão agrupadas em quatro classes e os lançamentos de partidas dobradas devem incluir pelo menos duas delas.
As contas têm seu código estruturado com nove dígitos, sete níveis e podem receber lançamentos a partir do terceiro nível.
As contas do ativo e do sistema orçamentário integram a classe identificada com o dígito 1(um).
O passivo é constituído pela classe identificada pelo dígito 2(dois) e suas contas não são detalhadas por conta corrente.
A receita e a despesa são registradas em contas das classes identificadas pelos dígitos 3(três) e 4(quatro), respectivamente.
No plano de contas vigente, e em uso na administração federal, o registro do recebimento da receita ocorre da seguinte forma:
o reconhecimento patrimonial da entrada dos recursos é feita em conta do ativo tendo como contrapartida conta(s) de passivo compensado.
o registro patrimonial das receitas somente ocorre se estas forem efetivas.
a receita orçamentária, por ser reconhecida pelo regime de caixa, tem seu registro efetuado somente em contas do ativo em contrapartida com as contas de variação patrimonial.
a conta de contrapartida da entrada de recursos no caixa é da classe 4(quatro) e o controle contábil detalhado da execução orçamentária é feito em contas do ativo compensado.
o controle contábil da execução da receita está adstrito às contas do sistema compensado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}