Listagem de Questões Concurso CVM
Na recuperação da informação, os tipos de serviços de buscas em linha que proporcionam acesso à base de dados em cederrom, à rede, bem como plataformas cliente-servidor, possivelmente por meio de uma interface para usuários que seja comum, referem-se
aos utilitários bibliográficos.
às editoras como serviços de busca.
aos serviços de busca que independem do tipo de plataforma.
aos serviços especializados de buscas.
aos serviços tradicionais de buscas em grande escala.
Nos serviços de recuperação da informação, os seguintes itens: cobertura da base de dados; atualidade da informação fornecida; custo do serviço; mecanismos de criação e manutenção de perfis; variedades de formatos em que os registros estão disponíveis; serviço de fornecimento de documentos; pertinência dos resultados aos requisitos do usuário, referem-se
aos serviços de buscas em linha.
aos índices articulados de assuntos.
aos produtores de bases de dados.
à avaliação de serviços de notificação corrente.
às funções precípuas dos serviços de recuperação da informação.
O Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, instituído pelo CAPES, no início dos anos 80 com a colaboração do IBICT, tinha por finalidade precípua facilitar o acesso aos documentos, especialmente artigos de periódicos, nas tarefas de pesquisa bibliográfica. Esse Programa, inicialmente, incluía apenas as bibliotecas
universitárias.
públicas federais.
especializadas.
especiais.
ligadas à Biblioteca Nacional.
Um verdadeiro periódico eletrônico é aquele projetado para ser lido somente em rede, ou, pelo menos, existir primariamente em rede. O projeto lançado pela Academic Press, que permite visualização sem limite, de periódicos, assim como buscas, cópias, importação e impressão, com a finalidade de atender às necessidades de pesquisa pessoal e para empréstimo entre bibliotecas consorciadas, é conhecido pela sigla
ASCII.
CAIRS.
OCLC.
APPEAL.
GEAC.
O principal objetivo das bibliotecas especializadas é
manter coleção de periódicos completa, nos assuntos relativos à instituição.
organizar e divulgar os serviços e produtos da biblioteca.
conhecer as necessidades de informação de sua instituição.
atender de imediato e corretamente os seus usuários em todas as suas solicitações de pesquisa.
coletar e arquivar menos publicações e mais informações específicas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}