Listagem de Questões Concurso CVM
Visando manter a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, ao identificar ameaças que possam comprometer a sua independência, o auditor deve tomar a seguinte providência:
comunicar a direção da entidade auditada, para que sejam tomadas as providências necessárias à sua eliminação.
aplicar as salvaguardas adequadas, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável, documentando-as.
propor aos responsáveis pela entidade de auditoria a supressão das ameaças mediante acordo entre as entidades.
documentar as ameaças e comunicá-las aos órgãos de supervisão e controle do setor em que atua a entidade auditada.
eliminar as ameaças mediante comunicação aos responsáveis pela governança da entidade auditada e fazer constar tais providências no seu parecer.
Na elaboração da documentação de auditoria (Papéis de Trabalho), no que se refere à forma, ao conteúdo e a extensão, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto:
importância da evidência de auditoria obtida.
tamanho e complexidade da entidade auditada.
riscos identificados de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.
natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados.
volume dos recursos das transações auditadas.
No parecer sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve emitir sua opinião afirmando se estas representam adequadamente ou não a situação patrimonial da entidade. Nesse parecer, devem ser observados os seguintes aspectos relevantes, exceto:
as obrigações para o período seguinte.
a origem e a aplicação dos recursos para o período a que correspondem.
as mutações do patrimônio líquido.
a posição patrimonial e financeira.
o resultado das operações no período.
O responsável pela revisão da qualidade dos trabalhos de auditoria deve realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos levando em conta os seguintes aspectos, exceto:
avaliação das conclusões atingidas ao elaborar o relatório e considerar se o relatório é apropriado.
discussão de assuntos significativos com o encarregado do trabalho.
revisão da documentação selecionada de auditoria relativa aos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e das conclusões obtidas.
revisão das demonstrações contábeis e do relatório proposto.
discussão do julgamento e relatório com a direção da entidade auditada.
Na comunicação das deficiências do controle interno, o auditor deve explicitar que:
as deficiências observadas têm relação direta com a elaboração das demonstrações contábeis e são suficientes para comprometer o funcionamento da entidade.
os assuntos comunicados estão limitados às deficiências que o auditor identificou durante a auditoria e concluiu serem de importância suficiente para comunicar aos responsáveis pela governança.
o exame efetuado nos controles internos, embora relacionados com as demonstrações contábeis, se estenderam para além do limite destas.
os controles internos avaliados demonstram que a organização necessita desenvolver programas de governança nas áreas financeiras e contábeis.
as distorções detectadas decorreram única e exclusivamente das deficiências desse controle detectados como falhos.
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