Listagem de Questões Concurso CVM
A respeito da elaboração e divulgação das demonstrações financeiras, com base em padrões contábeis internacionais, é correto afirmar:
a adoção de padrões internacionais de contabilidade na elaboração e divulgação das demonstrações financeiras é obrigatória para as Companhias Abertas cujo capital social seja de propriedade de companhias com sede no exterior.
a adoção de padrões contábeis internacionais por parte das Companhias Abertas é opcional para o exercício findo em 2010 e obrigatório a partir do exercício findo em 2011.
somente as Companhias Abertas com ações em bolsa deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar as demonstrações financeiras consolidadas de acordo com os padrões contábeis internacionais.
é opcional às Companhias Abertas a adoção dos padrões internacionais de contabilidade, desde que cumpram com as normas da legislação societária.
a partir do exercício findo em 2010, as Companhias Abertas deverão apresentar suas demonstrações financeiras consolidadas adotando o padrão contábil internacional.
A respeito de planejamento na realização de auditorias é correto afirmar:
é a fase inicial dos trabalhos e deve ser concluída antes que as equipes específicas e/ou especializadas iniciem suas avaliações.
constitui-se nos trabalhos iniciais de coleta de informações a respeito da entidade a ser auditada e dos mecanismos de controle existentes.
não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
é a fase em que participa, além da equipe de auditoria, toda a área de gestão e governança da entidade, em especial, a área responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.
consiste em definir as estratégias gerais e o plano de trabalho antes do início de qualquer atividade de avaliação e revisão das demonstrações.
Assinale opção falsa a respeito das evidências de auditoria.
A quantidade necessária de evidência de auditoria é afetada pela avaliação dos riscos de distorção.
A qualidade é fator importante para determinar a suficiência das evidências.
A opinião do auditor é sustentada nas evidências de auditoria.
As auditorias anteriores não podem ser uma fonte de evidência segura se tiver sido executada por outra entidade de auditoria.
A forma primária de obtenção de evidência é a partir de procedimentos de auditoria executados durante o curso da auditoria.
A respeito das disposições estatutárias, que impõem ônus a acionistas que votarem favoravelmente à supressão de cláusula de proteção à dispersão acionária, o entendimento adotado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM é de que:
as companhias que fizerem constar em seu estatuto tais disposições deverão solicitar à CVM a prévia autorização para o seu registro.
a aplicação de tais disposições no caso concreto depende de prévia autorização da assembléia de acionistas.
a aplicação concreta dessas disposições acessórias não se compatibiliza com diversos princípios e normas da legislação societária em vigor.
os acionistas contrários a estas disposições podem recorrer à CVM para as providências cabíveis ao caso.
a introdução de tais disposições no estatuto atende às disposições da legislação societária vigente, desde que aprovadas um ano antes do início da sua vigência.
Assinale a opção que indica uma ação capaz de eliminar a perda de independência da entidade de auditoria por interesse financeiro direto.
Fazer constar nos relatórios produzidos o tipo de interesse financeiro, a extensão desse interesse.
Encerrar o trabalho de auditoria ou transferi-lo a outra entidade.
Alienar o interesse financeiro direto antes de a pessoa física tornar-se membro da equipe de auditoria.
Alienar o interesse financeiro ou transferi-lo temporariamente até a conclusão dos trabalhos.
Comunicar às entidades de supervisão e controle a existência desse interesse e aguardar pronunciamento.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}