Questões Concurso CRN - 2° Região (RS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CRN - 2° Região (RS)

A Portaria n.º 729/2005 institui o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Considerando que a deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública, julgue o item.


O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A destina‐se a prevenir e(ou) a controlar essa deficiência nutricional mediante a suplementação, com megadoses de vitamina A, em crianças recém‐nascidas a cinquenta e nove meses de idade e puérperas, no pós‐parto imediato, de todo o território nacional.

A Portaria n.º 2.446/2014 redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde. Entre os seus princípios, está a equidade, quando baseia as práticas e as ações de promoção de saúde na distribuição igualitária de oportunidades, considerando as especificidades dos indivíduos e dos grupos. À luz dessa Portaria, julgue o item.


Compete ao Ministério da Saúde estabelecer instrumentos e indicadores de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação.

Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na definição do perfil epidemiológico da população brasileira e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Com relação a esse tema, julgue o item.


Um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT e por fração substancial da carga de doenças devido a essas enfermidades. Entre eles, destacam‐se o tabagismo, o consumo alimentar inadequado, a inatividade física e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover a informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Acerca do Sisvan, julgue o item.


O índice de massa corporal (IMC) é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos, gestantes e crianças. Sua limitação é a de não permitir a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar, com exatidão, que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular.

No que concerne aos direitos políticos, julgue o item.


As inelegibilidades absolutas são previstas pela Constituição Federal, podendo a lei ordinária trazer hipóteses adicionais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis