Listagem de Questões Concurso CPRM
Estudos de geologia estrutural são fundamentais para definir a história geológica de terrenos deformados em diversos níveis crustais, como os rúpteis, dúcteis-rúpteis, rúpteis-dúcteis e dúcteis. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Na figura abaixo, é apresentada a foliação em um milonito gnáissico quartzo-feldspático, com direção norte-sul e mergulho vertical. No plano de foliação, pode-se visualizar a lineação mineral de estiramento, ao passo que, no plano superior (perpendicular à foliação e paralelamente à lineação mineral), ocorrem porfiroclastos (minerais de feldspatos deformados pela milonitização), que indicam transporte de massa para o sul.
Sabendo que os recursos minerais podem ser divididos em metálicos e não metálicos, julgue os itens subsequentes, acerca de recursos minerais e tipos genéticos.
Os depósitos de ferro estão associados às formações ferríferas bandadas com ocorrência principal do ferro na forma de óxidos de ferro (Fe2O3 e FeO.Fe3O4), enquanto os depósitos de nióbio ocorrem na forma de pirocloro, em níveis de enriquecimento residual acima de complexos carbonatíticos.
Recursos minerais não metálicos são consumidos em maior quantidade na construção civil e na indústria de papel e de vidros. Para a fabricação de vidros, a areia de quartzo deve conter pelo menos 98,5% de SiO2 e teores menores que 0,4% de Fe2O3.
No Brasil, o ouro encontrado na mina de Morro Velho, localizada no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, hospeda-se na Formação Lapa Seca, Grupo Nova Lima, em uma sequência de sedimentação química intercalada em metatufos intermediários a félsicos. Geneticamente, esse ouro é classificado como magmático singenético.
Depósitos de magnesita, encontrados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, são extremamente importantes para gerar uma série de produtos com magnésio, principalmente nas indústrias de refratários, química, metalúrgica, de cosméticos e farmacêutica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}