Questões Concurso Conselho Regional de Biblioteconomia - RS (CRB - 10ª Região/RS)

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Listagem de Questões Concurso Conselho Regional de Biblioteconomia - RS (CRB - 10ª Região/RS)

No que diz respeito aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue os itens de 1 a 6.

Infere-se do texto que a leitura seja fator fundamental na abertura de horizontes múltiplos para além da família, da etnicidade, da localidade e do tempo, o que é determinante no combate à exclusão e à segregação.

Considerando aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.

O vocábulo “que” (linha 12) está empregado em referência a “aumento do controle, da vigilância e novas formas de exclusão” (linhas 11 e 12).

Considerando o trecho “Albert Camus, um escritor que conhecia bem a pobreza, escreveu, em O primeiro homem: ‘A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma’” (linhas de 19 a 22), julgue os itens a seguir no que se refere às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto.

Para se referir à pobreza, que tão bem conhecera, Camus criou a seguinte oração: “A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma”. Nessa oração, o verbo escolhido pelo escritor francês é de ligação e está flexionado no plural para concordar com o sujeito, que é composto.

Considerando aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.

Os vocábulos “mídia”, “intermediários” e “contemporânea” são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue os itens de 1 a 6.

O emprego do acento nos vocábulos “havíamos” (linha 14) e “conteúdo” (linha 33) justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica.

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