Questões Concurso Colégio Pedro II

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Colégio Pedro II

#Questão 1049158 - Pedagogia, Legislação da Educação, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Sobre a avaliação na Educação Infantil, Micarello (2010, p. 3) afirma:


A avaliação deve objetivar um conhecimento mais aprofundado das crianças para que os adultos sejam capazes de mediar, de forma mais adequada, as relações entre elas e o ambiente no qual estão inseridas.


 MICARELLO, H. Avaliação e transições na educação infantil. In: I Seminário Nacional Currículo

em Movimento: perspectivas atuais. Anais... Belo Horizonte, 2010.


Em consonância com a citação, e à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, analise as frases a seguir sobre a atuação do professor no que se refere ao planejamento do trabalho pedagógico.


I. O professor deve, periodicamente, mensurar os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, avaliando sua maturidade antes de passar a propostas de atividades mais complexas.

II. O professor deve manter uma ficha de avaliação padronizada que relacione os diversos aspectos do desenvolvimento da criança e sinalize quando o desenvolvimento esteja aquém do esperado, inserindo propostas para que seus objetivos sejam atingidos.

III. O professor deve constantemente avaliar seu próprio trabalho, observando como as crianças estão interagindo com as atividades propostas e refletindo sobre quais novas propostas podem ser planejadas a partir destas interações.

IV. O professor deve buscar compreender as formas como as crianças se relacionam com o mundo, de modo a incorporar estas experiências em seu trabalho pedagógico cotidiano.


Estão corretas 

#Questão 1049159 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Sobre participação, Castro (2010, p. 16) afirma:


Existe, talvez, mais retórica sobre a participação de crianças e jovens do que direções efetivas sobre como elas devam participar, e que mudanças nas práticas sociais devam ser feitas de modo a implementar essas direções. Ou seja, há dificuldades tanto pelo fato de não se ter clareza sobre qual participação de crianças e jovens se quer, como também de haver resistências sobre aumentar o espaço de sua participação.


CASTRO, L. R. (Coord.). Falatório: participação e democracia na escola.

Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010. 


Diante do debate sobre o direito das crianças a participar, a participação das crianças pequenas 

#Questão 1049160 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Considere a seguinte situação:
Um grupo de crianças estava envolvido na construção de um gigante com caixas de papelão. Ao contemplar o gigante pronto, uma das crianças disse: “E se a gente colocar um walkie talkie no gigante para ele falar de verdade, pernas de verdade para ele andar e falar uma palavra mágica para ele virar de verdade? E se a gente entrar dentro do gigante e virar gigante?”. Ao estabelecer uma correspondência mágica entre aparato tecnológico, o walkie talkie, um transceptor de mão para comunicação via rádio, e a possibilidade de dar vida a um objeto inanimado, a criança expressou sua leitura de mundo, na qual está em jogo uma particular relação entre dispositivos tecnológicos e magia.
Para Benjamin (2013), as crianças entram fundo no jogo mimético e transformam a si mesmas e às coisas.

BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.p. 102-103

Com base na perspectiva de Walter Benjamin, assinale a alternativa que apresenta corretamente as relações que as crianças estabelecem com os dispositivos tecnológicos. 

#Questão 1049161 - Pedagogia, Legislação da Educação, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

A Lei n. 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Tendo em vista o artigo 59 dessa lei, é INCORRETO afirmar que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação

Segundo Castellar (in ALMEIDA, 2011), a cartografia é um sistema-código de comunicação imprescindível para o processo de aprendizagem em Geografia, pois, como linguagem, permite relacionar conteúdos, conceitos e fatos, além de permitir que os estudantes compreendam a organização e a produção espaço-temporal de um determinado território.
ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
Não raro, no Colégio Pedro II, há estudantes com deficiência visual em turmas regulares, majoritariamente compostas por estudantes normovisuais. Nesse contexto, o uso de linguagem cartográfica exige adaptações.
Para este fim, ainda que se reconheçam – desde a produção até seu uso pedagógico – diversas dificuldades e limitações nessa estratégia, recomenda-se a produção de maquetes e mapas táteis que 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis