Listagem de Questões Concurso CNPq
Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.
Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.
Os indicadores apresentados apontam para a necessidade de se diagnosticar os níveis de satisfação e de comprometimento organizacional dos empregados.
Os indicadores críticos mencionados, geralmente, têm um papel de ponta do iceberg de aspectos negativos, mascarando as causas de absenteísmo e rotatividade de pessoal.
Na situação apresentada, para uma melhor tomada de decisão, é recomendável que o diretor, antes de determinar qualquer mudança, debata e analise os indicadores críticos existentes com o pessoal e os gestores envolvidos.
O psicólogo organizacional e do trabalho busca compreender, de maneira geral, o comportamento das pessoas que trabalham, os antecedentes desses comportamentos e as suas conseqüências nos diversos níveis de ocorrência. Nesse campo, três grandes áreas articuladas podem ser identificadas: a psicologia do trabalho, a psicologia organizacional e a gestão de pessoas. Com relação a essas áreas de trabalho, julgue os itens seguintes.
Diagnósticos organizacionais realizados para subsidiar a estruturação de um adequado sistema de planejamento de carreira constituem exemplos da esfera de ação da área de gestão de pessoas.
O ingresso e a permanência do psicólogo organizacional nas instituições devem ser balizados por princípios éticos que orientam a sua conduta profissional. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
A filosofia, os padrões e as normas vigentes em uma organização são secundários para a atuação do psicólogo organizacional, uma vez que esse atua diretamente sobre o indivíduo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}