Questões Concurso CLDF/DF

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Considerando a figura acima, que apresenta um relacionamento comumente estabelecido entre os conceitos de dados, informação e conhecimento, julgue os itens subseqüentes, acerca das concepções de modelagem de dados, informação e conhecimento, ecologia da informação, fundamentos de estratégia e planejamento estratégico, bem como de propostas de gestão empreendedora.

Operações para coleta, organização, armazenamento e entrega de dados apresentam menor necessidade de diligência humana, quando comparadas com operações similares efetuadas no nível da informação.

Considerando a figura acima, que apresenta um relacionamento comumente estabelecido entre os conceitos de dados, informação e conhecimento, julgue os itens subseqüentes, acerca das concepções de modelagem de dados, informação e conhecimento, ecologia da informação, fundamentos de estratégia e planejamento estratégico, bem como de propostas de gestão empreendedora.

A criação de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos de pensamento sistêmico é uma atividade de produção de conhecimento tácito.

Seguindo os preceitos de gerenciamento da qualidade total apresentados por Peter Drucker, os modelos de maturidade CMM (capability maturity model) foram desenvolvidos com uma abordagem por maturidade de processos organizacionais. No que se refere a CMM e suas evoluções recentes, julgue os itens seguintes. O CMM nível 2 (repetível) define um conjunto básico de processos de gerenciamento de projetos que são estabelecidos para monitorar custo, cronograma e funcionalidade. A diferença fundamental entre os níveis de maturidade CMM 2 e CMM 3 (definido) é que, neste último, os processos, além de serem gerenciados, devem ainda estar formalmente estabelecidos em conformidade com padrões internacionais para modelos de processos de desenvolvimento.

Em um artigo recente publicado no International Journal of Project Management, K. Dillibabu e K. Krishnaiah apresentam um estudo do uso do modelo COCOMO II na estimativa de custo de software de uma companhia indiana. Para validar os resultados do estudo, os autores avaliaram o COCOMO II em 10 projetos de software que já haviam sido concluídos, utilizando os relatórios preliminares de especificação de software para fazer as estimativas iniciais de custo e comparando as estimativas realizadas pelo modelo com os dados reais, conhecidos após a conclusão dos projetos. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se as listadas a seguir.

• Após um estudo preliminar, apenas oito dos dez projetos escolhidos inicialmente foram considerados no estudo, pois dois deles apresentaram grandes erros entre as estimativas produzidas pelo COCOMO II e os valores reais avaliados. Os projetos descartados eram projetos para portar software antigo para novas plataformas, enquanto os projetos considerados referiam-se ao desenvolvimento de novos software.

• O modelo de estimativa foi calibrado com dados reais para o tamanho dos software referentes aos oito projetos considerados para o estudo.

• Dos oito projetos avaliados, seis apresentaram uma estimativa de custo próxima ao custo real, com erros menores que 20%. Para os outros dois projetos, o custo estimado apresentou erros de mais de 100% do custo real.

• A companhia não mantém bases históricas de projetos passados para efeito de realização de estimativas em projetos futuros, mas pretende fazê-lo com objetivo de avaliar sistematicamente o uso do modelo COCOMO II.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

Os dados utilizados na calibração só estavam disponíveis no estudo porque os projetos já haviam sido realizados. Entretanto, uma técnica de estimativa é usada primariamente para realizar inferências acerca de projetos em realização, em especial durante as etapas de planejamento. A companhia pode, entretanto, manter dados históricos de projetos passados e utilizá-los na estimativa de projetos futuros.

A gerência de projetos envolve diversos aspectos e áreas de conhecimento que precisam ser tratados de forma integrada. Considerando os diferentes aspectos envolvidos na gerência de projetos, julgue os itens subseqüentes. O plano de comunicações deve indicar o tipo de comunicação formal mais adequada para cada situação. A comunicação informal, por ocorrer naturalmente e ser parte intrínseca dos processos de trabalho, não precisa ser planejada mas apenas monitorada a fim de evitar conflitos interpessoais.

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