Questões Concurso CLDF/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CLDF/DF

A figura acima apresenta um cenário para integração de sistemas de informação. Julgue os próximos itens, acerca das informações apresentadas, dos conceitos de integração de sistemas de informação e desenvolvimento de sistemas de informação orientados a objetos.

Os protocolos de redes de computadores, são elementos típicos das camadas superiores de uma arquitetura de integração de sistemas de informação.

As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.

O diagrama de seqüência da figura III apresenta informações acerca da sincronização requerida entre os objetos.

Segundo o PMBoK, qualidade é a totalidade de características de uma entidade que carrega a habilidade de satisfazer necessidades expressas ou implicadas. A qualidade é, portanto, um objetivo que se busca tanto para garantir níveis adequados de satisfação como forma de diferencial competitivo. Acerca dos processos de gestão de qualidade, julgue os próximos itens. Um aspecto crítico para a gestão de qualidade consiste em tornar necessidades implícitas em expressas por meio da gestão de escopo.

Segundo o PMBoK, qualidade é a totalidade de características de uma entidade que carrega a habilidade de satisfazer necessidades expressas ou implicadas. A qualidade é, portanto, um objetivo que se busca tanto para garantir níveis adequados de satisfação como forma de diferencial competitivo. Acerca dos processos de gestão de qualidade, julgue os próximos itens. Para se assegurar a qualidade, as atividades planejadas e sistemáticas são implementadas em um sistema de qualidade que reflita os padrões de qualidade que se deseja atingir. Esse processo tem por objetivo prover confiança de que um projeto deve atingir os padrões de qualidade estabelecidos.

Em um artigo recente publicado no International Journal of Project Management, K. Dillibabu e K. Krishnaiah apresentam um estudo do uso do modelo COCOMO II na estimativa de custo de software de uma companhia indiana. Para validar os resultados do estudo, os autores avaliaram o COCOMO II em 10 projetos de software que já haviam sido concluídos, utilizando os relatórios preliminares de especificação de software para fazer as estimativas iniciais de custo e comparando as estimativas realizadas pelo modelo com os dados reais, conhecidos após a conclusão dos projetos. Entre as conclusões apresentadas no artigo, destacam-se as listadas a seguir.

• Após um estudo preliminar, apenas oito dos dez projetos escolhidos inicialmente foram considerados no estudo, pois dois deles apresentaram grandes erros entre as estimativas produzidas pelo COCOMO II e os valores reais avaliados. Os projetos descartados eram projetos para portar software antigo para novas plataformas, enquanto os projetos considerados referiam-se ao desenvolvimento de novos software.

• O modelo de estimativa foi calibrado com dados reais para o tamanho dos software referentes aos oito projetos considerados para o estudo.

• Dos oito projetos avaliados, seis apresentaram uma estimativa de custo próxima ao custo real, com erros menores que 20%. Para os outros dois projetos, o custo estimado apresentou erros de mais de 100% do custo real.

• A companhia não mantém bases históricas de projetos passados para efeito de realização de estimativas em projetos futuros, mas pretende fazê-lo com objetivo de avaliar sistematicamente o uso do modelo COCOMO II.

Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

O modelo COCOMO II não pode ser usado nessa companhia de modo confiável, pois dos oito projetos avaliados apenas seis produziram estimativas de custo razoáveis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis