Questões Concurso CFP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CFP

#Questão 1057502 - Psicologia, Psicanálise, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

Foi uma pioneira da psicologia no Brasil, professora da USP, socióloga e a primeira mulher psicanalista no país e pioneira nos estudos das relações raciais na psicologia:

#Questão 1057503 - Psicologia, Intervenção Psicossocial, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

Foi uma referência para o ensino da psicologia social e bibliografia constante nos anos 1970 e 1980 nas disciplinas de graduação da psicologia social: 

#Questão 1057505 - Psicologia, Intervenção Psicossocial, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

Um psicólogo contratado para trabalhar junto à população em situação de rua deve considerar qual perspectiva como prioritária?

#Questão 993704 - Direito Penal, Legislação Penal Especial, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Jurídica

A Lei de Execução Penal (LEP), de 1984, instituiu as Comissões Técnicas de Classificação, constituídas de assistente social, médico e psicólogo, para a realização do Exame Criminológico, no qual se verificaria a periculosidade do preso – pessoa privada de liberdade, para efeitos da progressão penal deste, que poderia ser beneficiado ou não com redução de pena ou livramento condicional. Em 2003 foi promulgada a Lei nº 10.792, que altera o artigo 112 da LEP, eliminando a necessidade dos exames criminológicos para a progressão de regime e para o livramento condicional, passando os critérios a serem o cumprimento de 1/6 da pena e o bom comportamento na prisão. Porém, segundo Nascimento e Badaró-Bandeira (2018), na prática, muitos juízes continuam exigindo a realização do exame criminológico para a progressão de regime. Isso, segundo os autores, não é positivo, pois:
I. desvia os psicólogos que atuam no sistema prisional, tomando-lhes um tempo que poderia ser utilizado para uma atuação mais relacionada a lidar com a subjetividade e com a saúde da pessoa privada de liberdade.
II. insiste numa prática altamente polêmica, dado que a prática mostrou a existência de laudos com falhas técnicas, que, pelo fato de as conclusões do exame serem consideradas irrefutáveis, ferem o direito das pessoas privadas de liberdade ao contraditório.
III. a violação da intimidade da pessoa privada de liberdade é outra crítica ao exame criminológico, indo além dos fatos pertinentes ao processo desencadeado pelo suposto crime cometido.

Assinale a alternativa correta. 

#Questão 1001491 - Enfermagem, Legislação em Saúde, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Hospitalar

De acordo com a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (BRASIL, 2009), a ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença e permita o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia é a(o): 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis