Questões Concurso CFP

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Listagem de Questões Concurso CFP

#Questão 1057543 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com Bittencourt (2004), o Pensamento Sistêmico (PS) se constitui em um processo em que se compreende a realidade em termos da inter-relação entre as partes e as variáveis envolvidas em um sistema, um problema ou uma situação de interesse. Em organizações, o PS considera todos os elementos – fatores econômicos, privados, emocionais, sociais, ecológicos, dentre outros – a partir de uma perspectiva dinâmica e interdependente. Na concepção do PS, um departamento, por exemplo, não é uma entidade independente que possui variáveis ou dimensões de forma isolada. Sobre o PS, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057538 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, SBPOT (2020), as competências do profissional de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) foram se ampliando no decorrer do tempo. Originariamente denominadas de “func?o?es do profissional de POT” – não se utilizava o termo “compete?ncias” –, tais práticas de campo iniciaram-se com a utilização de medidas especificamente para seleção de pessoal. Posteriormente, houve um acréscimo no rol de medidas para incluir a realização de processos de avaliação em treinamento e em planejamento de recursos humanos nas organizações e em saúde no trabalho. Quanto às competências para a atuação em psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Em alguns locais de atuação profissional, a primeira fase histórica da POT (medidas voltadas especificamente para seleção de pessoal) ainda pode ser prioritariamente encontrada. Entretanto, é vital ampliar esse modelo de competências de modo a alavancar os percursos profissionais para as demais esferas, sugerindo necessidades de capacitação e lembrando que há outras competências que podem ser utilizadas nos locais de prática.
II. Antes da década de 1970, o voca?bulo “compete?ncia” não era utilizado para esse tipo de reflexão sobre o desempenho na área de POT, algo que veio a surgir com mais força a partir da mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que se traduziu no movimento que veio a substituir os antigos currículos mínimos por Diretrizes Curriculares, na segunda metade da década de 1970.
III. Tratando-se da formação do profissional de POT, a mudanc?a do termo “func?a?o” para o conceito de “compete?ncia” obrigatoriamente implica a substituic?a?o de um currículo definido a partir de conteúdos e disciplinas para outro estruturado a partir de competências e habilidades profissionais. A expectativa é a de uma renovação dos processos relativos à formação, aprofundando a relação entre os mundos da escola e do trabalho. Perfis de competências básicas e específicas necessárias para o desempenho profissional deveriam nortear as definições de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas nos processos formativos. Contudo, na maioria dos cursos de graduação em Psicologia no Brasil, as atividades de ensino e formação do profissional de POT estão efetivamente mais voltadas para a aquisição de conceitos do que para o desenvolvimento de competências para intervir e avaliar e para produzir conhecimento.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057539 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), é importante promover a valorização e a compreensão geral dos processos de produção do conhecimento científico em Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como a forma como ele é sistematizado nas organizações. Com relação à sistematização desses processos, julgue os itens a seguir.
I. É imprescindível que o profissional que trabalha com Psicologia Organizacional e do Trabalho efetue leituras de relatos completos de pesquisas científicas já realizadas na área em que trabalha. Assim, o profissional poderá estabelecer um ou mais paralelos de ajuda para seu exercício cotidiano nas organizações, traduzindo questões práticas em hipóteses ou suposições de pesquisa.
II. A maioria dos textos introdutórios que tratam da questão da pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho fornece uma visão compactada sobre a pesquisa em seus aspectos relativos a desenho, métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Isso geralmente termina por levar a um tratamento superficial da metodologia.
III. O profissional de Psicologia Organizacional e do Trabalho precisa desenvolver algumas estratégias de investigação científica para identificar as possíveis razões para os problemas surgidos em sua área de atuação. O referido profissional precisa da ajuda da pesquisa cientifica, seja para saber que medidas usar, seja para desenvolver apropriadamente estas estratégias.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057544 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Conforme Chanlat (1996), o espaço foi, durante muito tempo, uma dimensão desconhecida das Ciências Sociais. Foram os psicólogos da área da Psicologia Ambiental que revelaram a importância dos fatores espaciais na realidade organizacional. Sobre os espaços no mundo do trabalho, assinale a alternativa incorreta

#Questão 1057545 - Psicologia, Saúde no trabalho, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Dejours (1992), existe um sofrimento não reconhecido provocado pela organização do trabalho (visto o afrontamento do trabalhador com sua tarefa organizacional), assim como existem diversos sistemas de defesa colocados em prática para conter tal sofrimento. A partir dessa afirmação, analise os itens a seguir apresentados pelo autor sobre as estratégias defensivas.
I. Mesmo intenso, o sofrimento é razoavelmente bem controlado pelas estratégias defensivas, que impedem que tal sofrimento se transforme em patologia. Assim, neuroses, psicoses e depressões em situações de trabalho são compensadas precisamente pela utilização desses sistemas defensivos.
II. As defesas que não são psiconeuróticas, ou seja, as defesas de comportamento são menos flexíveis que as defesas mentais. Por causa disso, os sujeitos que apresentam esse tipo de estrutura são mais frágeis diante dos acontecimentos da vida laboral do que os sujeitos que apresentam uma estrutura neurótica.
III. Quando as defesas comportamentais não conseguem conter a gravidade dos conflitos, tais sujeitos não descompensam de um modo neurótico nem psicótico. A desorganização à qual sucumbe o doente não se traduz por sintomas mentais, mas pelo aparecimento de uma doença somática.

Assinale a alternativa correta.

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