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Listagem de Questões Concurso CFP

#Questão 1057535 - Psicologia, Psicologia Organizacional, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Para Griffin e Moorhead (2006), comunicação é o processo social no qual duas ou mais pessoas trocam informações e compartilham possíveis significados. Assim, tal processo afeta profundamente a vida cotidiana e, por conseguinte, o comportamento organizacional. Nas organizações são muitos os propósitos da comunicação; entre eles o de repassar instruções específicas, alcançar ações coordenadas, haja vista a existência de funções e tarefas separadas etc. Sobre a comunicação no trabalho, julgue os itens a seguir.
I. As linhas do organograma, que originariamente mostram as relações de subordinação, também podem representar canais de comunicação por meio dos quais a informação flui, embora a comunicação também possa seguir caminhos que cruzem as linhas de subordinação tradicionais.
II. No mundo contemporâneo é vital para o desenvolvimento das redes de comunicação organizacional o advento de grupos digitais de troca de informações; a saber: listas de distribuição eletrônicas, e--mails, salas de bate-papo, mesas de discussão, aplicativos de mensagens instantâneas, aplicativos de voz e outros sistemas não presenciais de comunicação.
III. Pesquisas indicam alguns possíveis impactos negativos das redes de comunicação. Estudos demonstraram que uma informação não necessariamente verdadeira pode se disseminar rapidamente e impactar a imagem da organização, afetando as posições dos trabalhadores sobre ela. Isso particularmente ocorre em organizações onde existe uma maior rotatividade dos trabalhadores.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 1057537 - Psicologia, Liderança, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Conforme Schein (1982), o comportamento de liderança pode desempenhar uma ampla gama de funções diferentes para o grupo ou a organização. Essas funções podem compreender: estatuir valores básicos, estabelecer e divulgar objetivos, organizar recursos (humanos e não humanos), planejar, dar informações, monitorizar, dar feedback sobre o progresso, dar apoio e esclarecer, resumir, testar o consenso, decidir, recompensar e punir, e assim por diante. A respeito das funções da liderança, assinale a alternativa incorreta

#Questão 1061173 - Psicologia, Psicoterapias, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Avaliação Psicológica

Acerca da Avaliação Terapêutica (AT), assinale a alternativa correta.

#Questão 1065434 - Segurança e Transporte, , Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia do Trânsito

Considerando os fatores associados aos acidentes de trânsito, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 1057536 - Psicologia, Comportamento Organizacional em Psicologia, Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Organizacional e do Trabalho

Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010), até o final da década de 1980, o currículo das escolas de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais recebiam relativamente pouca atenção. Nas últimas três décadas, contudo, as faculdades de administração começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área, como comportamento organizacional, liderança, negociação, motivação etc., foram sendo agregados ao currículo. Quanto à importância das habilidades interpessoais, julgue os itens a seguir.
I. No mundo contemporâneo, em que ocorre um ambiente de trabalho extremamente competitivo e exigente, os gestores não podem depender apenas de suas competências técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais independentemente da situação organizacional exigida.
II. O desenvolvimento de habilidades interpessoais por parte dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter trabalhadores com alto nível de desempenho. Ocorre que as habilidades interpessoais dos gestores tendem a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
III. Pesquisas indicam que em organizações em que as práticas de liderança e relacionamento são muito bem avaliadas, cerca de 95% dos trabalhadores permanecem por mais de trinta anos na mesma organização, ao passo que nas outras organizações brasileiras esse índice é de apenas cinco por cento.

Assinale a alternativa correta. 

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