Questões Concurso CEB/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CEB/DF

As afirmativas seguintes explicam esse fato sintático-semântico no contexto do poema:

I - O motivo pelo qual os relativos nunca se referem diretamente às pessoas (os sujeitos) envolvidas está relacionado com a estrutura do poema, cuja intencionalidade é enumerar coisas, ou seja, os “ingredientes” da receita.

II - Os pronomes relativos desempenham a função sintática de sujeito por mera coincidência; esse fato não possui nenhuma importância na construção do texto.

III - O destaque dado às coisas do quarto e às partes das pessoas (voz, hálito) demonstra a forma como são vistas: fragmentadas, sem identidade, desumanizadas.

IV - A quase ausência das pessoas, por um lado, e, por outro, o destaque dado às coisas reforçam a ideia de anulação das pessoas envolvidas na situação e o fracasso do relacionamento amoroso.

Quais afirmativas explicam corretamente?

O texto a seguir, apesar de monossilábico, estabelece uma comunicação imediata com o leitor.

 

Analise as afirmativas referentes ao texto:

I - O leitor na primeira fala do texto pode perceber que o emissor parece estar alegre, animado.

II - O emissor deixa evidente o desejo de estabelecer comunicação com o seu interlocutor.

III - A resposta emitida pelo interlocutor demonstra que está interessado em manter o diálogo com o emissor.

IV - O recurso linguístico que possibilita ao leitor atribuir sentido ao texto é o emprego da pontuação.

Quais afirmativas estão corretas?

A Lei Federal nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, determina que as empresas controladas pelo Setor Público que firmarem contrato de gestão em que se estabeleçam objetivos e metas de desempenho, na forma da lei, disporão de autonomia gerencial, orçamentária e financeira. A empresa controlada pelo Setor Público deverá incluir nas notas explicativas dos seus balanços trimestrais:

A Lei 8.666/93 regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. No que diz respeito à legislação sobre Licitações e Contratos Administrativos relativos às obras e serviços de engenharia, estabelece diversas modalidades de licitação. Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências e das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizadas no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez:

I - No Diário Oficial da União, quando se tratar de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Federal e, ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituições federais.

II - No Diário Oficial do Estado, ou do Distrito Federal, quando se tratar respectivamente, de licitação feita por órgão ou entidade da Administração Pública Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal.

III - Em jornal diário de grande circulação no Estado e também, se houver, em jornal de circulação no Município ou na região onde será realizada a obra, prestado o serviço, fornecido, alienado ou alugado o bem, podendo, ainda, a Administração, conforme o vulto da licitação utilizar-se de outros meios de divulgação para ampliar a área de competição.

IV - É dispensável a licitação: para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite de convite de até R$ 350.000,00 (Trezentos e cinquenta mil reais); desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

Assinale a alternativa correta:

De acordo com o art. 22 da Lei 8666/93, assinale a alternativa que não é uma modalidade de licitação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis