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A resistência elétrica é a única grandeza que expressa a oposição à passagem da corrente elétrica em circuitos de corrente contínua. Já em circuitos de corrente alternada, dependendo dos elementos do circuito, outras grandezas também irão se opor à passagem da corrente elétrica. A razão entre tensão e corrente, em um circuito de corrente alternada, recebe o nome de

Nos motores de corrente alternada, o fluxo magnético do estator é gerado nas bobinas de campo pela corrente alternada da fonte de alimentação monofásica ou trifásica, portanto, trata-se de um campo magnético cuja intensidade varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente. Quanto à velocidade do rotor do motor, há dois casos a considerar: motores síncronos e assíncronos. Se a velocidade de um motor síncrono, alimentado por uma rede elétrica de 60 Hz, for da ordem de 1.800 rpm, significa que esse motor possui

Fator de Potência (FP) é utilizado para quantificar e tarifar a energia ativa e reativa presentes no sistema elétrico em praticamente todo o mundo, sendo também um dos responsáveis para a minimização de perdas no sistema elétrico. Em um sistema com formas de onda senoidais (sistema ideal), a potência ativa sendo de 20 KW e a potência aparente sendo de 25 KVA, é correto afirmar que a potência reativa será da ordem de

Basicamente, um transformador é um equipamento capaz de realizar a alteração no nível de tensão por meio da transferência de fluxo magnético entre dois ou mais enrolamentos acoplados por um núcleo. A verificação de isolação e a determinação da relação de transformação são obtidas através de ensaios a que são submetidos os transformadores. O ensaio que permite obter os dados necessários para a determinação dos parâmetros do circuito equivalente do transformador e determinar as perdas no ferro é denominado ensaio

Todos os condutores vivos de um circuito devem ser protegidos contra as sobrecargas e contra os curto-circuitos, por um ou mais dispositivos de proteção que promovam sua interrupção quando da ocorrência de uma dessas condições anormais. Os dispositivos que garantem, simultaneamente, a manobra e a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto circuito são denominados

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