Questões Concurso Câmara Legislativa do DF - DF (CLDF/DF)

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O governo federal, com objetivo de criar uma base jurídica de atuação conjunta entre os entes federados envolvidos com o processo de gestão territorial decorrente da atração urbana gerada por Brasília, criou, em 1998, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), envolvendo uma população de cerca de 2,9 milhões de habitantes.Julgue os itens subseqüentes, relativos à RIDE. A competência para a gestão da RIDE cabe ao DF, que deve prover os meios para a implementação das ações aprovadas pelo respectivo conselho administrativo (COARIDE), que é composto por órgãos federais e pelas unidades federadas envolvidas.

Julgue os itens que se seguem quanto às causas de mortalidade no DF, em 2004.

Entre as causas de morte relacionadas ao aparelho circulatório, as doenças cerebrovasculares foram mais freqüentes que as doenças isquêmicas do coração.

Considerando as questões da utilização das novas tecnologias na gestão de documentos e de informações e da preservação documental dos registros, ambas referidas no texto acima, julgue os itens seguintes.

Um sistema eletrônico de gerenciamento arquivístico de documentos é um sistema informatizado cujos procedimentos visam garantir maior eficiência e eficácia nas etapas de produção, tramitação, uso, avaliação e destinação de documentos arquivísticos correntes e intermediários de uma instituição, sejam eles documentos eletrônicos, convencionais, ou dos dois tipos simultaneamente.

Considerando as questões da utilização das novas tecnologias na gestão de documentos e de informações e da preservação documental dos registros, ambas referidas no texto acima, julgue os itens seguintes.

Há uma crescente debilidade estrutural dos sistemas eletrônicos de informação, que os incapacita de assegurar a preservação e o acesso às informações a longo prazo. Isso porque o meio digital é considerado mais frágil e mais instável para o armazenamento, se comparado com os meios convencionais de registrar informações.

Acerca da importância de se garantir autenticidade, credibilidade e acessibilidade às informações arquivísticas e considerando as qualidades e as características fundamentais dos arquivos, referentes tanto aos registros documentais tradicionais quanto aos eletrônicos, julgue os próximos itens. Duas características dos arquivos são diretamente vinculadas. A naturalidade refere-se ao fato de que os registros arquivísticos são acumulados de maneira contínua, progressiva e natural, em função das atividades realizadas pelas instituições, o que lhes atribui uma estruturação e uma coesão espontâneas. A organicidade refere-se à maneira como os arquivos refletem estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora. Ambas são embasadas no interrelacionamento dos documentos, que é fundamental para a compreensão de seu significado e para a garantia de sua autenticidade.

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