Questões Concurso Câmara de Vinhedo - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Vinhedo - PR

No que se refere à propriedade cruzada dos meios de comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – é essencial para a economia, uma vez que amplia o mercado de trabalho. II – permite que a população tenha maior qualidade de conteúdo. III – contraria, pelo menos em tese, a Constituição Federal de 1988.

No que se refere aos gêneros jornalísticos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – História de interesse humano, história colorida e caricatura fazem parte do gênero diversional, que tem como finalidade a distração e o lazer. II – O gênero interpretativo tem como função o papel educativo e esclarecedor. Entre seus formatos estão: análise, enquete, perfil, entrevista, cronologia e dossiê. III – O gênero informativo tem como função a vigilância social. Nota, notícia e reportagem estão entre os seus formatos.

No que se refere aos gêneros de redação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Um comunicado é caracterizado pelo objetivo de se fazer chegar ao maior número possível de pessoas a informação que se deseja divulgar. II – O emprego da pirâmide invertida está entre as características compartilhadas pelos gêneros, notícia e reportagem. III – Dá-se o nome de coluna ao texto não noticioso, assinado, publicado periodicamente em um veículo de comunicação, em espaço predeterminado.

Assinale a alternativa que apresenta o porquê de o colunismo social ser denominado de “imprensa rosa”:
I – Porque não contribui com o conhecimento empírico. II – Pelo estilo de vida glamoroso dos artistas e celebridades que chamam a atenção. III – Por causa da grande incidência de pessoas que gostam da cor no mundo artístico.

No que se refere à história da imprensa brasileira, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Teve um nascimento tardio, assim como o ensino superior, a própria independência política e a abolição da escravatura. II – Os vários períodos sob regime de exceção afetaram de diversas formas o desenvolvimento da atividade jornalística nacional. III – Fatores sociais geraram um legado de analfabetismo e concentração da renda, impedindo que o público leitor nacional atingisse o percentual registrado em países com economia de porte semelhante ou maior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis