Questões Concurso Câmara de Unaí - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Unaí - MG

Considerando que o tempo verbal indica o momento exato da ação verbal, assinale a afirmativa transcrita do texto que expressa uma ação que ocorreu no passado, mas que está totalmente finalizada, ou seja, completamente concluída.

Considere a seguinte situação hipotética reproduzida no navegador Google Chrome Versão 105.0.5195.102 (versão oficial) 64 bits – configuração padrão-Idioma Português Brasil. Marcelo é um estudante de direito e está navegando na página da prefeitura de Unaí/MG e da câmara desse mesmo município, em busca de informações para a fundamentação de um caso que está atuando no seu estágio. Durante tal operação, ele extraiu um printscreen do cenário de navegação atual.

Imagem associada para resolução da questão

Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Na primeira guia (site da prefeitura), o status de segurança está indicando “Não seguro”; logo, Marcelo pode prosseguir a navegação com cautela, pois, provavelmente, há algo muito errado com a conexão desse site.

II. Como Marcelo está na primeira guia (site da prefeitura), ele pode pressionar as teclas Ctrl + 2 para ir para a segunda guia (site da câmara) e as teclas Shift + D para salvar a página atual como um favorito.

III. Se Marcelo estiver com a segunda guia selecionada (site da câmara), ele pode pressionar as teclas Ctrl e + para aumentar tudo na página (zoom) e as teclas Ctrl + * para retornar tudo na página para o tamanho padrão.


Está correto o que se afirma apenas em

No trecho “A morte viria logo — necessária, oportuna, benfazeja.(2º§), as expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, sem alteração semântica, por:

A lixeira

     Um dia, quando lhe perguntarem onde é que nasceu, a moça poderá responder, sorrindo: “na lixeira”. Pois realmente foi ali que a jogaram, entre cascas de banana e borra de café, para que não vivesse; e foi dali que a retiraram, viva, para que desse testemunho: até numa lixeira a vida pode começar.
     O suposto nascimento anterior, num quarto, não vale para essa menina da rua Pedro América; ele se consumou na clandestinidade, a contragosto da mãe, talvez sem que o pai tivesse notícia, e mesmo sem que a mãe tivesse notícia do pai. Não era desejado, não veio precedido de amor, mas de vergonha, medo, angústia, recriminação. Quem nasce sob tais condições negativas é como se não nascesse, e a lixeira foi o instrumento providencial que ocorreu à mãe dessa menina errada, para anular, em escala individual, o efeito da explosão demográfica. Enquanto não se decide a construção de crematórios para os que acabam regularmente, aí está, para os que começam irregularmente, o incinerador do lixo doméstico. Nem seria preciso queimar a menina, com os demais detritos da casa. A morte viria logo — necessária, oportuna, benfazeja.
     Mas, naquele dia, a lixeira reagiu de forma imprevista, abstendo-se de cumprir a missão que já tantas mães solteiras, desesperadas ou não, lhe confiaram. Ficou surda aos argumentos sociais, morais e econômicos que demonstram a inconveniência de salvar-se uma vida de origem equívoca e de custeio incerto. Guardou a menina como lixeira pode guardar, sem qualquer cuidado higiênico ou resquício de conforto, mas guardou-a. Não lhe abafou o chorinho com o desmoronamento de um pacote de restos de cozinha, ou a queda de uma lata vazia de pessegada sobre a cabeça. Na verdade, estimulou-a a chorar e bradar, dando-lhe ar pútrido e temperatura de fornalha, para que melhor protestasse e atraísse, pelo sofrimento revoltado, a atenção do faxineiro.
     E chegou o faxineiro e tirou daquelas entranhas estranhas a recém-nascida, como o obstetra faz o parto. Estava nascendo, na porcaria, uma criança; e outro menino não nasceu, faz muito tempo, num cocho de comida de animais, no estábulo, entre o farelo e o milho? A lixeira pode fazer as vezes de maternidade, berçário moderno para a vida que quer manifestar-se de qualquer modo e não encontra outra saída. O obscuro humanitarismo, a piedade e a simpatia dessa lixeira, não salvaram, criaram a vida. Foi lá que a criança verdadeiramente nasceu, quando os seres humanos, a ordem econômica e os últimos preconceitos lhe negaram ou lhe impediram a existência.
     A menina, mais tarde, poderá dizer com alegria reconhecida: “devo a vida a uma lixeira, foi nela que vim ao mundo”. E nós também devemos alguma coisa a essa lixeira: a lição de respeito à vida.

(Carlos Drummond de Andrade. Caminhos de João Brandão. In Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. Adaptado.)


Dentre os termos destacados a seguir, pode-se afirmar que possui função que contribui para a coesão textual cuja finalidade é promover a manutenção do referente já introduzido no texto:

“Uma teoria é que a noite é uma hora ruim para comer, porque o relógio biológico muda nosso metabolismo para podermos dormir.” Essa teoria é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis