Questões Concurso Câmara de Mangaratiba - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Mangaratiba - RJ

Segundo as orientações do Manual de Redação da Presidência da República (2018), na hipótese de um(a) vereador(a) da Câmara Municipal de Mangaratiba enviar um ofício a um(a) deputado(a) federal, solicitando emendas parlamentares para o município, deverá utilizar o seguinte fecho:

Na Redação Oficial, os pronomes possessivos apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram a segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. (Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018) Com base nessa informação, selecione a opção que apresenta a concordância correta.

Twitter, a praça do ódio


“Ninguém conhece melhor os seus interesses do que o homem virtuoso; promovendo a felicidade dos outros assegura também a própria.”

(Marquês de Maricá. in: BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. 19.ed.rev.ampl. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2014)

Ao acrescentar uma conjunção para desenvolver a oração subordinada reduzida de gerúndio, destacada no pensamento acima, e manter o seu sentido original, a opção adequada é

Twitter, a praça do ódio


“Ninguém conhece melhor os seus interesses do que o homem virtuoso; promovendo a felicidade dos outros assegura também a própria.” (Marquês de Maricá. in: BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. 19.ed.rev.ampl. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2014) No fragmento acima, o termo destacado pertence à

Twitter, a praça do ódio


Leia o fragmento do romance “Nunca houve um castelo” da autora Martha Batalha para responder a questão.

“Depois da terceira dose, de encontrar Tavinho e perdê-lo outra vez, de se tornar novidade e déjà-vu para os homens, e de provocar uma briga entre uma condessa italiana e sua namorada socialite, Estela entendeu que a essência das festas é feita de solidão e liberdade.”

(BATALHA, Martha. Nunca houve um castelo. Companhia das letras. 1ª ed. São Paulo. P. 105)


“Estela entendeu que a essência das festas é feita de solidão e liberdade.” A oração destacada encontra-se na voz passiva. Raciocinando a partir de outra possibilidade de estrutura da voz passiva para a oração, a opção correta será:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis