Questões Concurso Banco da Amazônia S.A. - AM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Banco da Amazônia S.A. - AM

Pratica-se, na Amazônia Ocidental brasileira, uma agricultura de subsistência caracterizada pelo uso do solo até o esgotamento de sua fertilidade a tal ponto que esse solo não seja mais produtivo, o que implica a escolha de uma nova área para início de nova exploração. Esse sistema tradicional não tem contribuído para a melhoria do nível de vida do produtor rural, além de causar sérios danos ao meio ambiente nas regiões com maior densidade populacional. Esse tipo de agricultura familiar torna o homem itinerante, sempre à procura de novos locais para a produção de subsistência. Uma opção a essa modalidade são os sistemas agroflorestais (SAFs), cujo objetivo é desenvolver formas mais sustentáveis de uso da terra, incrementando a produtividade na propriedade e o bem-estar da comunidade rural. Acerca das culturas de subsistência e dos SAFs, julgue os itens a seguir.

O estabelecimento de espécies lenhosas com o objetivo único de se produzir madeira comercial em áreas de pastagens abandonadas e degradadas pela criação de gado é um SAF denominado silvipastoril.

Em um trabalho desenvolvido na estação experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental em Moju – PA, foi estudado o crescimento diamétrico de uma população de Eschweilera odora (Poepp.) Miers (matamata branco) com DAP $ 5 cm durante três anos, em uma floresta tropical de terra firme manejada. O experimento foi instalado em 9 clareiras provenientes de uma exploração seletiva em árvores com diâmetro $ 25 cm. Em cada uma das 9 clareiras foram instaladas faixas de 10 m × 50 m, divididas em parcelas de 1 a 5, iniciando na bordadura da clareira em direção ao interior da floresta, nas direções norte, sul, leste e oeste, conforme mostradas nas figuras I e II a seguir.

 Considerando os dados apresentados no texto e nas figuras acima, julgue os próximos itens.

A Eschweilera odora teve um comportamento oscilante nas cinco diferentes posições das parcelas, tendo na parcela 2, mais próximo do centro da clareira, o melhor incremento em diâmetro, o que é justificado pelo fato de essa espécie não ser tolerante à sombra.

O pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), espécie nativa da Amazônia, se destaca pela produção de óleo essencial, cujo princípio ativo, o linalol, é utilizado na indústria de perfumaria. O fato de a extração do óleo ser feita pela destilação da madeira — por isso, a necessidade de seu corte —, associado a uma exploração predatória, fez diminuir e empobrecer seus recursos genéticos. O desenvolvimento da silvicultura na condução de brotações e(ou) na implantação de povoamentos dessa espécie torna-se necessário para manter um recurso próprio da população local. A técnica de talhardia possibilita o manejo sustentado do pau-rosa, pois permite várias rotações e pode ser empregada tanto em plantios quanto em florestas nativas. Em Curuá-Uma, no estado do Pará, desenvolveu-se um estudo para verificar a influência do diâmetro e da altura de corte das cepas na brotação de pau-rosa com 22 anos de idade. Parte dos resultados obtidos nesse estudo são apresentados nas tabelas a seguir.

Com referência aos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

O diâmetro da cepa influencia significativamente o diâmetro, a altura e o número de rebrotos.

A parte inferior de uma instalação típica de bombeamento de água, com caixas simples e grupo monofásico está representada na figura acima. Com base nessa instalação, é correto afirmar que o componente

B é a válvula de retenção.

O desenho acima esquematiza uma estaca a ser executada junto à divisa entre dois terrenos, como parte das fundações de um prédio a ser construído. A 2 m de distância desse prédio, existe uma casa antiga. O desenho mostra também um dos elementos de fundação da casa: uma sapata quadrada, com 1 m de lado. O pilar do prédio tem largura de 0,15 m e a estaca tem diâmetro de 0,40 m. De acordo com essas informações e para as condições apresentadas, julgue os itens a seguir.

No caso de ser utilizada uma estaca pré-moldada de concreto como fundação do pilar do prédio, é correto afirmar que a maior contribuição para a capacidade de carga da estaca resultará do atrito lateral entre o fuste da estaca e a camada de argila.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis