Questões Concurso ASTC/SC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso ASTC/SC

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

A inteligência é considerada um mecanismo de adaptação, pois permite ao indivíduo construir noções sobre os objetos, as pessoas e as situações, conferindo atributos, qualidades e valores. Assim, contribui para construção do sujeito, sua identidade e visão de mundo. O afeto é, por outro lado, o regulador da ação, influenciando na escolha dos objetivos específicos e na valorização de determinados elementos. Segundo esses conceitos, pode-se afirmar que:

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

De acordo com DAVIS (2000), a emoção está presente quando se busca conhecer, quando se estabelece relação com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em qualquer atividade, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações e pelas ações dos indivíduos. O afeto pode assim ser entendido como a energia necessária para que a estrutura cognitiva passe a operar, isso significa que:

O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:

I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.

II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.

III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.

IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.

V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.

Estão corretas APENAS as alternativas:

Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:

Um coordenador de campanhas que visa desenvolver atitudes e hábitos em prol da preservação e do bem comum realizou atividades organizadas de acordo com as necessidades de cada comunidade envolvida no projeto. Todas as pessoas participaram efetivamente, comentando a respeito da qualidade do projeto, de sua importância, incluindo sugestões para melhorá-lo, as quais foram aceitas e interferiam nas etapas desenvolvidas posteriormente. Envolvidas de forma consciente e comprometida, nesse processo, as comunidades sentiram-se também responsáveis pela condução e concretização das ações previstas no projeto. Como o processo proporcionou momentos de reflexão-ação-reflexão foi possível acompanhar todo seu desenvolvimento, tendo em vista o alcance de seus objetivos com sucesso. Nesse projeto foram desenvolvidas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis