Questões Concurso APAC/PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso APAC/PE

A medição da radiação solar é de grande importância para estudos das condições climáticas e da compreensão dos fenômenos atmosféricos. Sua medição requer instrumentos adequados, que estão descritos a seguir.

1) Piranômetros - Designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para medir irradiâncias numa superfície plana, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de todo um hemisfério (2 pi sr) no espectro solar. Uma vez instalado num plano horizontal e voltado para cima, fornece medições de irradiância global. Nessas mesmas condições, pode fornecer medições de irradiância difusa, caso o disco solar esteja sendo ocultado por algum dispositivo de sombreamento (anteparo, faixa, disco). Caso o plano de observação não seja horizontal, deve ser indicada sua inclinação.

2) Pireliômetros - Designação recomendada pela OMM para instrumentos concebidos para irradiâncias numa superfície plana perpendicular à incidência do feixe solar direto, estando o sensor em condições de receber radiação proveniente de um “campo de visão” restrito, com ângulo sólido equivalente ao disco solar, no espectro solar. Fornece medições de irradiância direcional.

3) Heliógrafos - Instrumento que registra a duração do brilho solar. Composto por uma placa bimetálica que, com calor específico distinto, faz com que se mova uma pena sobre o heliograma, registrando conjuntamente a insolação e a irradiância direcional.

4) Actinógrafos - Instrumento usado para medir a radiação global. É composto de sensores baseados na expansão diferencial em um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.

Os instrumentos para medida da radiação solar estão corretamente descritos em:

Os Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) são responsáveis por grande parte das precipitações pluviais que acontecem nos trópicos, em ambos os hemisférios, em todas as estações do ano. Os Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) correspondem à categoria extrema de tais sistemas. Estes são grupamento de nuvens comulonimbus, cujas bigornas apresentam aspectos típicos quando observados a partir de imagens de satélite em infravermelho. Os CCMs apresentam as seguintes etapas evolutivas: gênese, maturação e dissipação. Quando tais sistemas se instalam, pode-se afirmar que:

1) mesmo em condições de instabilidade, com fluxo de calor e umidade nos baixos níveis da atmosfera, a convecção fica prejudicada na fase de maturação do sistema.

2) a fase de maturação ocorre na madrugada, frequentemente em sintonia com a maior intensidade nas correntes de Jato de Baixos de Níveis (JBNs).

3) na região de domínio dos CCMs, com estes em plena fase de maturação, nunca ocorrerão tempestades, tampouco chuvas isoladas.

4) a gênese dos CCMs ocorre geralmente ao fim da tarde ou no início da noite. Nessa etapa, fatores locais como a orografia e a existência de fontes de calor e vapor d‟água podem favorecer o aparecimento e o crescimento de células convectivas.

Está(ão) correta(s):

Sejam (x, y) distâncias medidas ao longo de eixos coordenados nas direções zonal (oeste-leste) e meridional (sul-norte), e (u, v) as componentes zonal e meridional do vetor vento. Quais são as propriedades cinemáticas do escoamento descritas pelas equações u = y + x e v = x + y, respectivamente?

Quais características podem ser atribuidas a um modelo representativo das ondas de Rossby?

1) Ondas transversais.

2) Escoamento de escala sinótica.

3) Ondas dispersivas.

4) Sondas longitudinais.

Está(ão) correta(s), apenas:

O processo convectivo associado à brisa marítima na região costeira do Norte-Nordeste do Brasil, estabelecido como linhas de instabilidades (LIs), influencia as condições de tempo no litoral e, frequentemente, progride em direção ao interior do continente com deslocamentos que alcançam centenas de quilômetros. Essas LIs apresentam as seguintes características:

1) ocorrem com menor frequência no invernoprimavera.

2) sofrem a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), no sentido de torná-las mais intensa quanto mais próxima a ZCIT.

3) mesmo com a entrada da brisa marítima, a partir de meados de junho até o final de novembro, não há nesse período formações de LIs naquela região.

4) confundem-se com a ZCIT, permanecendo ambas estacionadas sobre a região, no outono.

Está(ão) correta(s):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis