Questões Concurso ANVISA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso ANVISA

#Questão 468907 - Farmácia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, ANVISA, Especialista em Regulação Sanitária

Considere que um documento de determinado organismo internacional contenha dados de análise comparativa das condições de saúde entre países, incluindo o Brasil, e um dos indicadores utilizados na análise dos especialistas — o índice de Swaroop e Uemura. Outros indicadores utilizados na análise foram a mortalidade geral na população, a mortalidade proporcional por causas específicas e a mortalidade infantil. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de um ano pelo número de nascidos vivos no mesmo ano, em uma determinada área.

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

A farmacoeconomia, por meio do uso de técnicas derivadas da economia como, por exemplo, avaliação custo-benefício, custo-efetividade, custo-utilidade e minimização de custos aplicadas ao uso de medicamentos, envolve tanto os aspectos macro, aplicando técnicas de epidemiologia e estudos de grupo de especialistas, em que são tomadas decisões após avaliação de risco/benefício/custo de equivalentes terapêuticos, bem como aspectos na área micro, onde a atenção concentra-se em poucos medicamentos, focalizando uma doença (sintoma).

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

As análises de custo-efetividade têm por objetivo identificar a opção terapêutica que consegue obter o melhor resultado clínico por unidade monetária aplicada. Uma melhor compreensão de seus objetivos pode ser alcançada quando se define rendimento de um processo, que corresponde à razão entre a quantidade de matéria-prima utilizada e a quantidade de produto final obtido.

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

Contrariamente às decisões realizadas no âmbito dos mercados privados, a análise de custo-benefício social aplica-se quando os mercados privados não são capazes de apreçar a totalidade dos benefícios e custos associados a determinados programas públicos, incluindo-se aí, os tratamentos médicos realizados no sistema de saúde pública.

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

Uma desvantagem dos estudos de custo-utilidade é que essa abordagem utiliza parâmetros que dependem da natureza da enfermidade ou do tratamento, e, portanto, não pode servir para a comparação de tratamentos completamente díspares, como, por exemplo, vacinação contra gripe versus tratamento antidepressivo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis