Questões Concurso ANTT

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Listagem de Questões Concurso ANTT

#Questão 371666 - Matemática, Geral, NCE, 2005, ANTT, Especialista em Regulação

- Em processos de avaliação de desempenho em transportes, é usual utilizar-se uma função D(X) = ∑i pi xi, onde xi e pi (i = 1, 2, ..., n) são, respectivamente, os valores dos indicadores parciais de desempenho e os pesos relativos desses indicadores parciais no desempenho global. Essas funções têm sido criticadas por sua natureza compensatória, no sentido de que:

#Questão 379423 - Língua Portuguesa, Verbo, NCE, 2005, ANTT, Técnico Administrativo

"O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os escombros da cidade velha"; "Oito dias depois, o jornalista e alguns amigos, acreditando voar com três quilômetros por hora". Os gerúndios sublinhados transmitem, respectivamente, idéias de:

#Questão 371672 - Matemática, Geral, NCE, 2005, ANTT, Especialista em Regulação

Uma região salineira tem uma produção anual de cerca de 3 milhões de toneladas de sal marinho, 60% dos quais são transportados por via marítima. Considerando um ciclo médio de viagem por caminhão da ordem de 9 dias, com capacidade de carga admitida por caminhão de 12 toneladas, o tamanho mínimo de frota necessário para atender o escoamento do restante da produção por via rodoviária seria de:

#Questão 371675 - Matemática, Geral, NCE, 2005, ANTT, Especialista em Regulação

Em uma linha regular de ônibus interestadual esquematizada abaixo, tomada uma amostra de 100 viagens ida-e-volta, foram aferidos os seguintes totais de passageiros por seccionamentos permitidos:

Sendo a capacidade máxima do veículo igual a 42 lugares, a ocupação média e a ocupação média ponderada por extensão de trecho podem ser estimadas a partir da amostra em:

#Questão 371678 - Matemática, Geral, NCE, 2005, ANTT, Especialista em Regulação

A realização de contagens volumétricas de tráfego permitiu que, para uma seção de uma via de sentido único, com capacidade de projeto para 3.000 uvp/h (unidades de veículo-padrão por hora), fosse inferida a seguinte função densidade de probabilidade para o fluxo q:

A probabilidade de ocorrência de congestionamento, a média e a mediana do fluxo de tráfego são, respectivamente:

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