Listagem de Questões Concurso ABDI
Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de epidemia e endemia.
Epidemia se caracteriza pela incidência de grande número de casos de uma determinada doença em um período curto de tempo e endemia, por menor número de casos ao longo do tempo, ocorrendo de forma peculiar a um povo, país ou região.
Epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença e endemia se traduz pelo aparecimento de menor número de casos ao longo do tempo.
A distinção entre epidemia e endemia se dá exclusivamente pela forma de contágio dos agentes infecciosos.
Se o elevado número de casos novos e sua rápida difusão constituem a principal característica da epidemia, para a definição de endemia basta o critério quantitativo menor.
O caráter endêmico de uma doença se justifica pelo fato de ser a mesma peculiar a um povo, país ou região e o epidêmico por ser peculiar a dois povos.
Em relação à educação, cultura, esporte e lazer dispostos no capítulo V do Estatuto do Idoso, é correto afirmar:
Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo somente à gerontologia.
A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 30% nos ingressos para eventos artísticos.
Os meios de comunicação manterão espaços ou horários especiais voltados aos idosos, somente nos finais de semana.
O Poder Público criará cursos de ensino superior próprios para as pessoas idosas, não somente como discentes, mas também como docentes.
Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
Qual das alternativas abaixo apresenta um dos princípios fundamentais expressos no Código de Ética do assistente social?
Posicionamento autocrático em relação às políticas sociais em favor da sociedade.
Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de manutenção da ordem societária.
Consolidação da cidadania, considerada tarefa exclusiva do assistente social, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação da sociedade, somente no âmbito da política pública.
De acordo com o artigo 2o do Código de Ética dos Profissionais de Serviço Social, constituem direitos do assistente social:
Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.
Participar da elaboração e do gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades.
Abster-se de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
Qual a diferença entre as atribuições privativas do assistente social e as competências referenciadas na Lei 8.662 de 1993?
A primeira é compartilhada com outros profissionais da equipe multidisciplinar e a segunda é exclusiva do assistente social.
Tanto as atribuições privativas quanto as competências são exclusivas do assistente social.
Tanto as atribuições privativas quanto as competências são compartilhadas com os outros profissionais da equipe multidisciplinar.
A primeira é exclusiva do assistente social, enquanto a segunda é compartilhada com outros profissionais da equipe multidisciplinar.
A primeira refere-se às atividades relacionadas à supervisão e a segunda a todas as outras atividades desenvolvidas pelo assistente social.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}