Listagem de Questões Concurso ABDI
Analise as afirmativas que se referem ao método de tratamento idealizado por Moshe Feldenkrais:
1. É praticado de duas formas: a Integração Funcional (IF) e a Percepção pelo Movimento (PPM).
2. Propõe que tanto a habilitação quanto a reabilitação funcional vem da educação ou reeducação do sentido cinestésico e seu reajuste a uma função normal de auto adaptação, visando à melhoria de todas as atividades neuromusculares.
3. Preconiza principalmente a realização ativa de sequências de movimento pré-estabelecidas, baseadas no desenvolvimento motor infantil normal.
4. Neste método a aprendizagem é definida como um processo orgânico, no qual os aspectos físicos e mentais estão totalmente integrados.
5. Na aplicação do método, as instruções verbais dirigem todo o movimento e devem ser fortes e vigorosas o suficiente para despertar no indivíduo a percepção e a consciência corporal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Um dos modelos utilizados pelo Terapeuta ocupacional para a intervenção frente a indivíduos portadores de deficiência física é a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
Com relação a esse modelo de tratamento, assinale a alternativa que não diz respeito a este modelo de tratamento:
Segundo a FNP, o movimento normal é diagonal: não linear.
Os comandos verbais do terapeuta, utilizados para conduzir o movimento, devem ser precisos.
A regulação temporal proximal produz o movimento correto, isto é, os segmentos proximais movem-se primeiro, dirigindo os segmentos corporais distais.
Os padrões diagonais definidos para a FNP consistem de flexão e extensão, abdução e adução, rotação interna e rotação externa simultâneas.
O contato manual firme do terapeuta e a condução do movimento lento permitem a estimulação proprioceptiva, para estimular o aprendizado motor.
Analise as afirmativas referentes ao tratamento baseado no Conceito Neuroevolutivo (Bobath):
1. Tem como bases teóricas o desenvolvimento motor normal, os mecanismos de feedback e feedforward e os componentes do movimento motor atípico.
2. Objetiva adequar o tônus muscular, estimular a simetria postural, a realização dos movimentos funcionais e o desenvolvimento das reações de equilíbrio e endireitamento.
3. Utiliza-se de sequências motoras, facilitação do movimento funcional e técnicas de estimulação proprioceptiva e tátil.
4. Também é chamado de Método Kabath ou Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
5. Utiliza-se de padrões em espiral e diagonal executados passivamente ou resistidos pelo terapeuta, para fortalecer grupos musculares deficitários.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
So corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Conforme a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina assinale a alternativa correspondente aos indivíduos que não se enquadram na definição de “Condutas Típicas”:
Indivíduos com deficiências múltiplas.
Indivíduos com Transtorno Hipercinético ou do Déficit de Atenção/Impulsividade (TDAH/I).
Indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGO).
Indivíduos com diagnóstico de autismo, síndrome do espectro do autismo, síndrome de Rett e síndrome de Asperger.
Educandos com dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar, transtorno de conduta e uma série de outras manifestações de ordem social e econômica que interferem no comportamento e no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa que corresponde aos principais grupos de crises epiléticas, conforme a Classificação Internacional proposta em 1981:
Crises simples e crises complexas
Crises de pequeno mal e crises generalizadas
Crises parciais, crises generalizadas ou crises não classificadas
Crises de pequeno mal, crises parciais e crises totais
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