Listagem de Questões Concurso ABDI
No que se refere à baixa visão e à intervenção do TO no atendimento às crianças portadoras desta deficiência sensorial, analise as afirmativas a seguir:
1. A baixa visão é diagnosticada quando a pessoa apresenta acuidade visual menor que 3/60 (0.05) no olho de melhor visão, com a melhor correção ótica.
2. A abordagem atual não leva em consideração o resíduo visual existente e não existe a intenção de melhorar a função visual, apenas o desenvolvimento de atividades funcionais.
3. O processo de reabilitação alcança melhores resultados quando iniciado na idade pré- -escolar, utilizando-se de atividades funcionais e lúdicas.
4. As atividades são voltadas ao desenvolvimento da autonomia e independência na realização das tarefas, socialização e aquisição de experiências sensóriomotoras.
5. O desenvolvimento das noções espaciais e temporais ocorre pela vivência corporal e favorecimento da construção do sistema de significação e representação simbólica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Assinale a alternativa que contempla corretamente o recurso terapêutico a ser utilizado da melhor maneira para a função manual de uma criança com paralisia cerebral do tipo hemiparesia, que assuma o padrão flexor de membro superior com polegar incluso.
Goteira rígida
Mola de Codivilla
Abdutor do polegar
Órtese de tração elástica para os dedos
Faixa supinadora de antebraço e abdutor de polegar
Assinale a alternativa que indica uma característica que não é considerada para a prescrição do tipo de órtese, conforme a Sociedade Americana de Terapeutas da Mão.
Local anatômico
Direção cinemática
Propósito fundamental
Inclusão de articulações secundárias
Pontos de pressão extrema
Assinale a alternativa que define corretamente as encefalopatias crônicas da infância.
Quadros diversos, com predomínio de alterações motoras, decorrentes de lesão cerebral progressiva.
Quadros diversos, com predomínio de deficiência mental, decorrentes de lesão cerebral progressiva.
Quadros diversos, predominantemente motores, acompanhados ou não de alterações cognitivas, decorrentes de lesão cerebral estacionária.
Quadros diversos, com predomínio da deficiência mental, acompanhados de deficiência motora, decorrentes de lesão cerebral progressiva,
Quadros diversos, com predomínio da deficiência sensorial, com ou sem deficiência motora e mental decorrente de lesão cerebral.
Tanto no que se refere ao aprendizado motor durante o desenvolvimento, quanto no ambiente terapêutico, a prática e a repetição podem melhorar uma habilidade motora.
Assinale a alternativa em que a “prática utilizada com repetições freqüentes” pode ser prejudicial ao desenvolvimento.
Para reforçar um padrão reflexo anormal.
Para a criança aprender o padrão de movimento.
Para melhorar o desempenho de uma dada habilidade motora.
Para modificar um padrão de movimento, de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente e com novas exigências.
Para aumentar a força muscular, principalmente dos músculos envolvidos no ato em questão.
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