Listagem de Questões Concurso ABDI
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma abordagem aos exercícios terapêuticos baseada nos princípios da anatomia e da neurofisiologia funcional humana, cabendo ao fisioterapeuta a sua utilização nas mais diversas áreas de atuação fisioterapêutica. Em relação a esse assunto, é correto afirmar:
1. Dois fenômenos neurofisiológicos auxiliam na explicação da facilitação e inibição dos sistemas neuromusculares: a inibição autogênica e a inibição recíproca.
2. A técnica de iniciação rítmica envolve a progressão de um movimento inicial passivo e depois ativo-assistido, seguido por movimentos ativos contra uma resistência por meio de um padrão agonista.
3. O paciente não necessita aprender os padrões da FNP a respeito dos movimentos sequênciais a partir da posição inicial até a posição final, recebendo auxílio do fisioterapeuta quando necessário.
4. O movimento rotacional é um componente crítico de todos os padrões da FNP pois a contração máxima é impossível sem ele.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Sobre o processo de reabilitação, trabalho em equipe e a fisioterapia, de acordo com Greve (2007), assinale a alternativa correta.
O modelo intradisciplinar é o modelo que mais se aproxima do ideal almejado pelo processo de reabilitação pleno. Nesse modelo as decisões e as condutas são centradas no grupo.
O coordenador da equipe multiprofissional de reabilitação ditará as atribuições do fisioterapeuta, enquanto membro da equipe, propiciando sua participação ativa.
O processo de reabilitação impõe necessariamente um trabalho em equipe interdisciplinar que pode se organizar segundo características de cada instituição, da demanda de pacientes e equipe de trabalho envolvida.
O processo de reabilitação impõe que seu campo de atuação necessita do conhecimento de várias profissões; emprega várias intervenções simultâneas, voltadas tanto para as causas como para os efeitos da lesão ou moléstia.
Para o fisioterapeuta, o processo de reabilitação necessita do conhecimento de várias áreas de atuação fisioterapêutica, e deverá empregar inúmeros recursos simultaneamente, voltados tanto para as causas como para os efeitos da lesão ou disfunção presente.
A respeito do recurso fisioterapêutico manual criado pelo Dr. John Upledger chamado de Terapia Craniossacral, assinale a alternativa correta.
Para se entender a Terapia Craniossacral, uma hipótese é a de que os ossos cranianos estão conectados por articulações que são móveis até certo período da vida, e estas podem voltar a ter mobilidade e facilitar a circulação do líquido encefalorraquidiano.
As duas teorias que fundamentam a Terapia Craniossacral são: a teoria do mecanismo receptor de estiramento e a teoria do corpo de granulação da dura-máter.
Na Terapia Craniossacral, os ossos do crânio e do sacro são utilizados como alavancas ósseas para acessar a dura-máter subjacente e liberar quaisquer restrições existentes no organismo.
Segundo o Dr. Upledger, e seus colaboradores: qualquer fisioterapeuta com conhecimento de anatomia humana pode tranquilamente aplicar a Terapia Craniossacral.
O sistema de fáscias é visto como um sistema de unidade global, conectado anatomicamente ao sistema meníngeo, porém não exerce ligação direta sobre ele.
Segundo as normas atuais adotadas para o tratamento inicial do paciente grande queimado, citado em Maciel, et al, 2008, assinale a alternativa correta.
No paciente com lesão profunda que circunda o tórax, a administração de corticoides em aerossolterapia deve ser uma das medidas adotadas pelo fisioterapeuta para redução do processo inflamatório.
Na lesão por inalação abaixo da glote, utiliza- -se como tratamento a fisioterapia respiratória.
Na lesão por inalação acima da glote, utiliza- -se como tratamento a fisioterapia respiratória, não havendo a necessidade de elevação da cabeça.
Na lesão por inalação abaixo da glote, utiliza- -se a administração de O2 com concentração máxima de 70% como tratamento.
Na lesão por inalação na região supraglótica, a alta temperatura corporal é uma proteção contra a obstrução repentina da glote.
A atividade do fisioterapeuta na escola visando o deficiente físico abrange conceitos e áreas múltiplas de atuação profissional. Quanto ao posicionamento adequado do aluno em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
1. O recurso de adaptação chamado de “apoio de cabeça” é indicado somente ao aluno com ausência de controle de cabeça e possui a função de posicionar a mesma na linha média e manter a horizontalidade do olhar.
2. Na postura sentado adequada o corpo deve ficar posicionado de tal forma que todo o seu peso seja transferido para uma área de suporte em torno da tuberosidade isquiática do quadril e seus tecidos circunjacentes.
3. Na avaliação fisioterapêutica devem ser observados os aspectos mais importantes como: controle cervical e de tronco, retrações e/ou deformidades músculo-esqueléticas, tônus, reflexos patológicos e condição respiratória.
4. Um posicionamento funcional padrão ao sentar não existe, por isso para cada grupo de aluno com determinada discapacidade física há uma posição adequada à deficiência física presente.
5. O recurso de adaptação chamado de “cavalo de abdução” é indicado para o aluno com espasticidade acentuada nos membros inferiores que tende a desenvolver uma postura em “tesoura” com rotação interna, porém que tenha algum grau de flexibilidade para assumir a postura neutra.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}