Listagem de Questões Concurso ABDI
Na semiologia respiratória realizada pelo fisioterapeuta, é primordial que o mesmo avalie o padrão ventilatório e suas alterações. Sobre as alterações encontradas no padrão ventilatório através dos diferentes tipos de respiração, assinale a alternativa correta.
Na respiração de Cheyne-Stokes, alternam-se períodos de hiperventilação com períodos de apneia.
A respiração acidótica de Kussmaul caracteriza- se por respiração profunda, identificada por grandes inspirações e curtas expirações.
Na respiração de Biot, a característica principal são os períodos respiratórios contínuos com interrupções graduais de períodos apneicos.
A respiração acidótica de Kussmaul ocorre especialmente em pacientes com acidose respiratória.
Na respiração de Cheyne-Stokes, o diâmetro pupilar também se alterna com a fase respiratória: há midríase durante a apneia e miose durante a hiperventilação.
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito aos recursos fisioterapêuticos de diatermia por ondas curtas e micro-ondas de grande utilização na prática clínica do fisioterapeuta.
O aquecimento produzido pela diatermia é proporcional ao quadrado da densidade da corrente e em proporção indireta à resistência do tecido.
A frequência de diatermia por micro-ondas possui frequência muito mais alta e comprimento de onda mais longo do que a diatermia por ondas curtas.
A diatermia por micro-ondas possui melhor penetrância na camada de tecido adiposo comparada à diatermia por ondas curtas.
A diatermia, por gerar calor nos tecidos corporais como um resultado da resistência do tecido à passagem da energia, não pode exercer a função de produzir efeitos não térmicos.
A diatermia consiste na aplicação de energia eletromagnética de alta frequência que é utilizada primariamente para gerar calor nos tecidos do corpo como um resultado da resistência do tecido à passagem da energia, podendo também produzir efeitos não térmicos.
Sobre a luxação de facetas articulares na coluna vertebral cervical, analise as afirmativas a seguir:
1. Os esportes de contato podem ser realizados pelos pacientes sem deficiência neurológica a partir da décima semana pós-lesão.
2. A luxação unilateral da faceta consiste na rotação anterógrada de um lado da vértebra em torno da articulação da faceta contralateral, luxando a faceta ipsilateral.
3. A sustentação completa do peso corporal deve ser iniciada desde o primeiro dia do trauma, em todos os pacientes, com auxílio de órteses ou dispositivos auxiliares.
4. Geralmente essas lesões são decorrentes da combinação de flexão, distração e rotação.
5. Exercícios leves de amplitude de movimentos ativos e passivos para a coluna vertebral cervical podem ser feitos a partir da oitava semana pós-lesão, se a fratura consolidar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Quanto à utilização dos recursos fisioterapêuticos na fase inicial de uma lesão aguda, de acordo com Willian E. (2004), assinale a alternativa correta.
Correntes elétricas podem ser aplicadas com o objetivo de redução da dor.
O ultrassom facilita o processo de cicatrização nessa fase, com média espacial alta, acima de 0,2 W/cm²
A crioterapia aliada a algum tipo de equipamento compressivo não é a melhor escolha nessa fase da lesão.
O laser de baixa potência também mostra-se eficaz na modulação da dor por meio de estimulação pontual da área lesionada.
As correntes elétricas podem ser utilizadas em intensidades que produzem contrações musculares, facilitando o tempo de coagulação.
No que diz respeito à disfunção do tendão tibial posterior, assinale a alternativa correta.
Ao exame físico do paciente, o mais notável é a fraqueza muscular no movimento de eversão do tornozelo.
Nos casos mais avançados o paciente com pés planos ficará com um valgo de retropé e adução do antepé.
A disfunção é dividida em cinco estágios e no quarto estágio ocorre a ruptura do tendão tibial posterior com uma deformidade de pé plano flexível.
A disfunção é dividida em três estágios e no terceiro estágio ocorre a ruptura do tendão tibial posterior com uma deformidade de pé plano rígido.
Ao exame físico é notável a permanência do calcanhar em valgo, ocasionando nitidamente a alteração do arco plantar durante a elevação unilateral do calcanhar.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}