Listagem de Questões Concurso ABDI
Os vícios de linguagem ocorrem quando um falante emprega construções que não respeitam as normas da língua padrão (e ele o faz por desconhecê-las ou não se preocupar com elas).
Assinale a alternativa com a frase que não apresenta vício de linguagem.
A pesquisa sobre educação trouxe uma surpresa inesperada para os pais.
Todos são unânimes ao afirmar que a boa leitura é importante veículo de educação.
Precisamos encarar de frente o problema da má educação no país.
Já faz quarenta anos que nos preocupamos com a educação brasileira.
É nos pequenos detalhes que se verifica a causa do sucesso dos bons estudantes.
Assinale a alternativa correta, quanto à regência.
Moro à rua central da cidade.
Aspiro à aprovação neste concurso.
Prefiro uma vida calma do que muita agitação.
Assisti o filme na TV com meus amigos.
Não gostei do jogo que assisti na TV.
Assinale a alternativa correta.
V. Sa espera que lhe apresentemos as instalações deste departamento?
Por que você não procura a biblioteca que te falei?
Em “mostrou que a biblioteca escolar” a forma verbal indica ação remota no passado.
Em “onde os livros são valorizados” a forma verbal indica ação continuada, no passado.
Em “visitam mais museus”, substituindo-se a palavra sublinhada por um pronome, obtém-se visitam-lhes mais.
Observe este fragmento:
“E tem mais, leitores mais assíduos visitam mais museus, fotografam mais e, surpresa, praticam mais esportes.”
Em “leitores mais assíduos” o sentido da palavra sublinhada equivale ao de cuidadosos.
A expressão “E tem mais” é essencial à compreensão da frase em que se encontra.
A palavra surpresa encontra-se entre vírgulas por ser um aposto.
Em “e, surpresa, praticam mais esportes” há uma oração coordenada conclusiva.
Em “E tem mais,” a vírgula pode ser substituída por dois pontos, sem prejuízo para o sentido da frase.
Sobre o processo de reabilitação na criança para Borges et al(2005), assinale a alternativa correta.
A família não deve interagir junto ao fisioterapeuta para auxiliar na definição dos objetivos funcionais, motores, cognitivos e sociais da criança.
A família possui fundamental importância no processo de reabilitação, pois é ela que conhece verdadeiramente o dia a dia da criança, suas necessidades, vontades e anseios.
A presença da família, através de, no mínimo, um componente, raramente é fundamental durante a fisioterapia para colaboração ao longo do processo de reabilitação.
O processo terapêutico deve-se restringir ao trabalho relacionado aos atos motores, não devendo se associar a atos de significado funcional.
Quando a intenção for o deslocamento, o brinquedo não é um recurso apropriado como meio motivador para alcance da atividade motora proposta.
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