Questões Concurso

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso

Sobre um exemplo de processo de orientação profissional realizado em uma jovem de 21 anos, que relatou estar muito indecisa sobre qual profissão seguir, foi organizado um processo de orientação em nove encontros. O relato a seguir apresenta um trecho do quarto encontro.

Com base no relato, é verificado que no planejamento da sessão o tema da orientação foi:

Para Celso Vasconcellos, as dificuldades que a avaliação escolar apresenta e as consequências, às vezes, drásticas que podem trazer para a educação são de conhecimento de todos. De um modo geral pode-se dizer que, praticamente, houve uma inversão na sua lógica, ou seja, a avaliação que deveria ser um acompanhamento do processo educacional, acabou tornando-se o objetivo deste processo. Na prática dos alunos e da escola é o famoso “estudar para passar”. O senso comum dos professores parece aceitar a afirmação de que a avaliação está ligada à “estrutura de poder da sociedade” ou que “é coisa do sistema”. O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que seus resultados devem servir para:

 “O uso da internet gera uma comunidade na esfera virtual que veicula ideologias e cosmovisões particulares. Na procura de convivência nessa esfera, começaram a vigorar atitudes e manifestações culturais singulares. (...) Existe uma ética para disciplinar o comportamento e o fluxo das informações na internet, baseada nos valores dos cidadãos da Rede. (...) Ensina, entre outras coisas, como se comportar em grupos de discussão e a maneira mais adequada de escrever mensagens.” (Margarita Gomez)

Às orientações no uso de recursos para uma melhor comunicação e entendimento no espaço digital, é dado o nome de:

Para Winnicott, certas tendências no crescimento da personalidade são caracterizadas pelo fato de poderem ser verificáveis desde o início mais precoce, nunca chegando a se completar. Sobre esses fatos, são feitas as afirmativas abaixo.

I Integração, incluindo integração no tempo.

II Inserção, como a conquista de um relacionamento íntimo e à vontade entre a psique e o corpo, e o funcionamento do corpo.

III Desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações com objetos, a despeito do fato de que o indivíduo é um fenômeno isolado e defende este isolamento a qualquer custo.

IV Tendências e capacidades que gradativamente se revelam na saúde.

Das afirmativas acima, estão corretas:

Segundo Mercer e Gediel (em Maia), as crianças, em seu silêncio significativo e sem capacidade de exercer autonomamente seus direitos, são relegadas a uma espécie de limbo jurídico, na qual vigem poderes e se estabelecem relações que negam sua condição de humano e de cidadão. Nesse limbo, os que têm dever jurídico de cuidado são também os que mediam as relações da criança com o espaço político dos direitos e da cidadania. Sem esses sujeitos juridicamente capazes, o direito não atinge a criança. Decorre daí, segundo os autores, que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis