Listagem de Questões Concurso
Antes do SUS, mais especificamente, antes da implementação da Norma Operacional Básica (SUS 01/93), não se poderia considerar que os municípios brasileiros tivessem "sistemas municipais". Os municípios tinham:
serviços de saúde municipais, porém não tinham capacidade de gestão do conjunto das instituições e unidades de prestação de serviços de saúde localizadas em seus territórios;
serviços de saúde municipais e privados, porém com capacidade de gestão apenas das instituições e unidades de prestação de serviços conveniadas;
serviços de saúde municipais, estaduais e federais com capacidade de gestão semiplena do conjunto das instituições e unidades de prestação de serviços de saúde localizadas em seus territórios;
serviços de saúde ambulatoriais, porém não tinham capacidade de gestão dos serviços hospitalares localizadas em seus territórios;
serviços de saúde do primeiro e segundo nível de atenção, porém não tinham capacidade de gestão dos serviços de atenção terciária localizados em seus territórios.
No ano de 1984, em Toronto, Canadá, surgiu a proposta de Cidades Saudáveis, cujo desenvolvimento tem a seguinte diretriz:
orientação para a formação de recursos humanos pelas propostas do Relatório Flexner;
saúde como qualidade de vida, tendo a intersetorialidade como estratégia principal;
exclusão da participação da comunidade nas discussões das ações sanitárias;
utilização dos hospitais como espaços privilegiados de diagnóstico e tratamento;
mecanicismo: o corpo humano é visto como uma máquina.
A crise da Medicina Científica teve início na década de 70, devido a problemas de:
eficiência, ineficácia e desigualdade na distribuição de seus elementos estruturais;
eficiência, ineficácia e eqüidade na distribuição de seus elementos estruturais;
ineficiência, ineficácia e desigualdade na distribuição de seus elementos estruturais;
ineficiência, eficácia e desigualdade na distribuição de seus elementos estruturais;
ineficiência, ineficácia e eqüidade na distribuição de seus elementos estruturais.
O Plano de Saúde consolida, em cada esfera de governo, o processo de planejamento na área da saúde, sendo um instrumento de:
transferência de recursos;
clientelismo político;
fiscalização por parte do Ministério da Previdência Social (MPAS);
controle por parte do Ministério da Justiça;
orientação das ações no campo sanitário.
A necessidade de se reduzirem as disparidades sociais e regionais existentes em nosso país por meio, entre outros, das ações e dos serviços de saúde, define-se pelo conceito de:
universalidade;
integralidade;
territorialização;
eqüidade;
hierarquização.
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