Questões de Zootecnia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Zootecnia da CESPE / CEBRASPE

A gestão de cada etapa da produção de ração comercial ou produzida na própria propriedade deve buscar a redução de custo e garantir a qualidade do produto final. Para atingir esses objetivos, deve-se utilizar a rastreabilidade para todos os ingredientes empregados na formulação dos concentrados em uma fábrica de ração, pois a rastreabilidade, apesar de não garantir a qualidade desses ingredientes ou dos produtos da fábrica, serve para conhecer a origem dos ingredientes com problemas.

A gestão de cada etapa da produção de ração comercial ou produzida na própria propriedade deve buscar a redução de custo e garantir a qualidade do produto final. Para atingir esses objetivos, deve-se adotar programas de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e boas práticas de fabricação (BPF) para formular uma dieta com custo mínimo e possibilitar o máximo desempenho dos animais de interesse zootécnico.

A gestão de cada etapa da produção de ração comercial ou produzida na própria propriedade deve buscar a redução de custo e garantir a qualidade do produto final. Para atingir esses objetivos, deve-se utilizar como fonte protéica para ruminantes grãos de soja crua e uréia concentrada. A soja é uma fonte de proteína de alto valor biológico e a uréia é uma fonte de nitrogênio para a síntese de proteínas bacterianas.

Considerando o tamanho das granjas de suínos e aves e o sistema de integração adotado pelas empresas que concentra os produtores em determinada área, observa-se grande risco de contaminação dos recursos naturais. Nesse contexto, para evitar grandes impactos ambientais recomenda-se encaminhar para o abate suíno com peso vivo variando de 50 kg até 60 kg, para reduzir o tempo de permanência do animal dentro da granja e o volume de dejetos produzido.

Considerando o tamanho das granjas de suínos e aves e o sistema de integração adotado pelas empresas que concentra os produtores em determinada área, observa-se grande risco de contaminação dos recursos naturais. Nesse contexto, para evitar grandes impactos ambientais recomenda-se utilizar o sistema intensivo de criação de suínos ao ar livre (SISCAL) aliado ao sistema de criação de suínos sob cama como alternativa, para pequenos e médios criadores, para evitar o potencial poluente das explorações intensivas tradicionais de suínos confinados, o que possibilita o pastoreio rotativo de forrageiras para preservar a cobertura vegetal e o solo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis