Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Julgue os itens subseqüentes, que tratam dos sistemas de informação em saúde no Brasil. Os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde (IDB) apresentam os indicadores de saúde distribuídos por grandes regiões, estados, DF, regiões metropolitanas e municípios das capitais.

Acerca da metodologia dos estudos epidemiológicos e dos indicadores de saúde na população, julgue os itens a seguir. Os indicadores de mortalidade e de esperança de vida são classificados como indicadores demográficos de relevância para o campo da saúde pública.

           O impacto da globalização econômica sobre as sociedades contemporâneas, redefinindo padrões de trabalho, nutrição e consumo, está na origem de muitos tipos de câncer. Ao mesmo tempo, a melhoria das condições de vida dos indivíduos resulta no envelhecimento populacional, responsável pelo aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares e o câncer.

 

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

 

 I As neoplasias e doenças cardiocirculatórias, em ascensão, não aumentam os custos do SUS com internações e procedimentos de média e alta complexidade.

II O envelhecimento populacional está ligado à melhora da qualidade de vida e à diminuição da desigualdade social. Os indicadores de saúde atuais valem-se da razão de mortalidade proporcional ou índice percentual de pessoas que morreram com 50 anos de idade ou mais em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.

III Esperança de vida é o termo técnico utilizado em estatística vital para designar o número médio de anos que ainda restam para serem vividos pelos indivíduos que sobreviveram até a idade considerada.

IV As grandes taxas de mortalidade por causas externas não interferem no cálculo da expectativa de vida da população, porque essas causas não entram no cálculo estatístico da expectativa de vida.

V O envelhecimento populacional caracteriza o que é denominado transição epidemiológica, que, no Brasil, estaria ocorrendo de maneira incompleta, diferentemente do que ocorre nos países do primeiro mundo.

A quantidade de itens certos é igual a

A epidemiologia estuda a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades em uma coletividade visando medidas de prevenção, de controle ou erradicação. O aviso à Saúde Pública da ocorrência de doença infectocontagiosa, feito pelo médico ou por qualquer outra pessoa esclarecida denomina-se:

O quadro abaixo mostra o inicio e o término de oito episódios (08 casos) de uma doença infecciosa de evolução aguda, em uma escola, no período de 05 semanas de observação. Admitindo-se que esses casos provem da vigilância continuada de um grupo de 200 crianças, analise o referido quadro e responda as questões de 1º a 4º.

Qual a taxa de prevalência na 3ª semana?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis