Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Na década de 80 do século passado, as mortes por causas externas superavam as por câncer, ocupando o segundo lugar como causa de óbitos, perdendo apenas para as doenças do aparelho circulatório, e, hoje, ocupam o terceiro lugar, superadas pelas neoplasias.

Enquanto não se domina o conhecimento do mecanismo causal dos diversos tipos de câncer, não se consegue prevenir suas manifestações. Na prática, do ponto de vista da saúde pública, a identificação de apenas alguns componentes não é suficiente para grandes avanços na prevenção.

Ao mesmo tempo em que é nítido o aumento da prevalência de cânceres associados ao melhor nível socioeconômico — mama, próstata, cólon e reto —, simultaneamente, têm-se taxas de incidência elevadas de tumores geralmente associados à pobreza — colo do útero, pênis, estômago e cavidade oral, cânceres conhecidos como do subdesenvolvimento.

O Departamento de Informática do SUS — DATASUS, órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, tem a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde, não se responsabilizando, porém, por nenhum dado demográfico de responsabilidade exclusiva do IBGE.

Entre as perspectivas de contribuição da epidemiologia para a consolidação do SUS, pode-se considerar como alguns dos objetivos centrais a redução das desigualdades sociais, a contribuição para os processos regulatórios e a avaliação do impacto de tecnologias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis