Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

A obesidade é um agravo de caráter multifatorial envolvendo questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas.

Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O balanço energético positivo, determinante imediato do aumento de peso, acontece quando a energia gasta nas funções vitais é maior do que a energia ingerida.

( ) As principais causas das altas prevalências de obesidade atualmente estão relacionadas com fatores genéticos e endócrinos.

( ) A ocorrência de obesidade dos pais leva a um risco aumentado de ocorrência de obesidade, chegando a um risco quase duas vezes maior para indivíduos com pai e mãe obesos.

( ) A transição nutricional, com aumento da obesidade, está ligada às mudanças nos padrões de consumo de alimentos e às modificações de ordem demográfica e social, com destaque para o novo papel da mulher na sociedade.

( ) O consumo de alimentos de baixa densidade energética, ricos em açúcares simples, gordura insaturada, sódio e conservantes é o responsável pelo aumento da obesidade no mundo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Em relação à vigilância epidemiológica, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( )Mesmo na ausência de casos, as fontes notificadoras devem enviar a notificação negativa.

( )Toda suspeita de epidemia ou surto de qualquer doença ou a ocorrência de agravos inusitados deve ser imediatamente notificada por telefone à autoridade sanitária.

( ) Os dados coletados sobre as doenças de notificação compulsória são incluídos no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).

( )O cumprimento das funções de vigilância epidemiológica depende da disponibilidade de dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para ação.

( )A principal fonte de dados da vigilância epidemiológica são os estudos epidemiológicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Além dos pulmões, o bacilo da tuberculose pode se disseminar no momento da primoinfecção, implantarse e multiplicar-se em qualquer órgão ou tecido. Cerca de 20% dos casos de tuberculose em crianças têm apresentação extrapulmonar.

Assinale a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum na criança.

A realização de campanhas de combate ao mosquito transmissor da dengue, em municípios que não possuam focos nem casos notificados de doença, consiste numa estratégia de prevenção:

Parasitismo é uma relação direta e estreita entre dois organismos geralmente bem determinados: o hospedeiro e o parasita, que levam a produção de doenças parasitárias. Diversas doenças parasitárias humanas tem seus agentes causadores veiculados pela água. NÃO é exemplo de doença parasitária veiculada pela água:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis