Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

Os Sistemas de Saúde se organizam sobre uma base terri-torial, o que significa que a distribuição dos serviços de saúde seguem uma lógica de delimitação de áreas de abrangência, que devem ser coerentes com os níveis de complexidade das ações de atenção. O espaço geográfico de atuação de uma Equipe de Saúde da Família e o espaço de atuação de um Agente de Combate às Endemias são definidos, respectiva-mente por

O Departamento Nacional de Auditoria do SUS, enquanto componente federal do Sistema Nacional de Auditoria, enfatiza a necessidade de mudanças de paradigmas no que concerne à percepção do auditor em relação ao SUS, em sua responsabilidade de apoiar a gestão, de manter uma conduta permanente de vigilância aos indicadores de saúde e aos resultados das ações. Desse modo, estabelece como principais diretrizes:

A Lei nº 8.080/1990, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde, trata:

I. da política de recursos humanos do SUS, estabelecendo jornada de trabalho e piso salarial para os profissionais de saúde.

II. da organização, da direção e da gestão do SUS.

III. das atribuições comuns e competências específicas das esferas de governo (os Municípios, os Estados, o Distrito Federal e a União) na gestão do SUS.

 IV. do financiamento do SUS e das ações da previdência social, merenda escolar e saneamento básico.

V. do funcionamento dos serviços privados de assistência à saúde.

Estão corretas apenas as afirmativas:

São princípios do Sistema Único de Saúde – SUS:

I – universalidade;

II – integralidade;

III – contabilidade.

Quais afirmativas acima estão corretas?

O método da Política Nacional de Humanização (PNH) inverte a concepção tradicional de um caminho traçado para atingir determinado objetivo, preconizando que as metas sejam construídas a partir do agenciamento de movimentos coletivos. Para tanto, se definiu o método da tríplice inclusão, que comporta a inclusão

I. dos diferentes sujeitos − usuários, trabalhadores e gestores − como protagonistas dos processos de atenção e gestão do SUS.

II. dos efeitos de desestabilização das práticas tradicionais e a invenção de novos modos de produzir saúde, que decorrem da inclusão dos diferentes sujeitos e se manifestam como analisadores sociais.

III. dos movimentos coletivos sociais e de novos regimes de sensibilidade que se manifestam na cultura.

IV. dos modelos de atenção centrado na relação queixa-conduta.

V. do sistema público de saúde verticalizado, hospitalocêntrico e de atenção tecnológica.

É correto o que consta APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis